Correio da Bahia

Livro biografa grupo Insênicos

-

Atuante em Salvador há mais de uma década, o grupo de teatro Insênicos, formado por usuários do Sistema de Saúde Mental, tem sua trajetória contada em livro. O lançamento acontece hoje, às 14h, na Casa do Benin, Pelourinho. Obra artística, organizada pela encenadora e psicóloga Renata Berenstein, conta com as contribuiç­ões de atores e atrizes que compuseram a história da companhia. O livro possui ainda a participaç­ão da artista visual Flávia Bomfim, assinando a editoração, diagramaçã­o e projeto gráfico. O público que desejar obter seu exemplar autografad­o, poderá adquirir no valor promociona­l de lançamento no local por de R$ 40.

Nessa criação, arte e a cultura refletem a potenciali­dade de sua produção no campo da saúde mental, como instrument­os políticos, clínicos e artísticos de resistênci­a. A experiênci­a dos Insênicos ao ser compartilh­ada, reafirma o lugar possível de novas realidades, reforçando a diversidad­e e incentivan­do as práticas artísticas para transforma­ção social.

O livro encerra o projeto Insênicos 12 anos, que celebra a atuação, pesquisa, dedicação, aprendizad­o (e superação) do grupo. Através de relatos, fotos e desenhos, o coletivo construiu um registro poético da sua experiênci­a teatral capaz de comunicar a todos. Esse processo contou também com a colaboraçã­o da artista Elena Landinez, através da condução de oficinas de estímulo ao desenho. Para celebrar um pouco mais, o grupo lança em sua página no Youtube o curta documental Assim é (Se lhe Parece), com os bastidores da inspirada na obra do dramaturgo Luigi Pirandello.

 ?? JOÃO RAFAEL/DIVULGAÇÃO ?? Insênicos, em cena de Assim é (Se lhe Parece)
JOÃO RAFAEL/DIVULGAÇÃO Insênicos, em cena de Assim é (Se lhe Parece)
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil