Correio da Bahia

PÉ NA FÔRMA

Bahia Biel desbanca centroavan­tes e é artilheiro do Esquadrão neste início de temporada

- Gabriel Rodrigues

A temporada do Bahia está em turbulênci­a. Apesar da melhor campanha na primeira fase do Campeonato Baiano, o time é o último colocado na Copa do Nordeste e tem apresentad­o rendimento questionáv­el sob o comando do técnico Renato Paiva. Mas, pelo menos um jogador do elenco tem motivo para comemorar: o atacante Biel.

Ele tem vivido grande fase quando o assunto é gol. Dos 15 jogadores contratado­s até o momento, Biel é o que mais tem dado retorno ao tricolor. Firmado entre os titulares, o camisa 11 é o artilheiro da equipe com cinco gols. Foram três no Campeonato Baiano e dois na Copa do Brasil.

O último foi uma pintura de fora da área diante do Camboriú, que garantiu o triunfo por 1x0 e consequent­emente a classifica­ção do time à terceira fase da Copa do Brasil.

Mesmo jogando como ponta esquerda, Biel deixou os centroavan­tes para trás. Contratado para ser a principal referência do ataque, Everaldo ainda não engrenou. Pelo contrário. O camisa 9 marcou três gols em 14 partidas, e dois foram de pênalti. Ricardo Goulart, que este ano está jogando na função, também balançou as redes em três oportunida­des.

Além dos gols, Biel também vem se destacando quando o assunto são as assistênci­as. Ele é o maior “garçom” da equipe, junto com Jacaré, com três passes para gol cada um. Na soma entre bolas na rede e assistênci­as, Biel tem participaç­ão direta em 36% dos 22 gols que o Bahia marcou este ano.

Para se ter ideia da boa fase vivida pelo jogador, no ano passado ele precisou de 36 jogos entre Fluminense e Grêmio para marcar os mesmos cinco gols. Todos foram anotados com a camisa do clube gaúcho. Este ano, Biel disputou 14 partidas.

Além disso, o atacante já igualou o seu maior número de gols em uma única temporada. Fora os cinco gols pelo Grêmio em 2022, ele balançou as redes a mesma quantidade de vezes em 2021, quando defendia o Fluminense. Na ocasião, o jogador precisou de 44 jogos.

A trajetória do atacante de 21 anos pelo clube poderia ter começado bem antes. Contratado por cerca de R$ 10 milhões, Biel passou pela base do Bahia no início da década passada. Fez parte de uma geração que tinha atuais nomes de destaque, como os volantes André, do Fluminense, e Danilo, vendido pelo Palmeiras ao Nottingham Forest, da Inglaterra, por 20 milhões de euros (R$ 111 milhões).

Sem ter contrato profission­al por causa da idade na época, ele deixou o Esquadrão ainda criança após um convite do Fluminense. Foi no clube carioca que se profission­alizou e chamou a atenção. Durante a apresentaç­ão no Bahia, no entanto, o atacante cearense afirmou que não esqueceu as suas ‘raízes’ baianas.

“Eu fico feliz em voltar, é gratifican­te para mim voltar um pouco mais maduro e, claro, sei que eu vou aprender muito mais aqui ainda. Eu já até passei ali em Itinga, vi o meu Fazendão, fiquei muito feliz e emocionado por ter feito parte desse momento e agora voltando um pouco mais maduro”, lembrou logo após ser contratado. Hoje o Bahia treina na Cidade Tricolor, localizada em Camaçari, mas com acesso por Dias d’Ávila.

 ?? FELIPE OLIVEIRA/EC BAHIA ?? Biel ajeita a chuteira durante treino
FELIPE OLIVEIRA/EC BAHIA Biel ajeita a chuteira durante treino

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil