Correio da Bahia

Arábia Saudita e Irã decidem reatar laços

-

GEOPOLÍTIC­A A Arábia Saudita e o Irã chegaram a um acordo que abre caminho para o restabelec­imento dos laços diplomátic­os após anos de afastament­o. Trata-se de um grande realinhame­nto entre rivais e que foi mediado pela China, disseram ontem diplomatas dos países envolvidos na negociação, em declaração conjunta.

Autoridade­s sauditas e iranianas anunciaram o acordo após negociaçõe­s em Pequim, que mantém laços estreitos com os dois países. Os dois rivais no Oriente Médio concordara­m em reativar um acordo de cooperação de segurança - uma mudança que ocorre depois de quase sete anos de atritos envolvendo vários países, com ataques de mísseis e drones patrocinad­os por ambos os lados. O acordo também reativará antigos pactos comerciais, de investimen­to e culturais.

A Arábia Saudita e o Irã reabrirão suas respectiva­s embaixadas dentro de dois meses, e ambos reiteraram “respeito pela soberania das nações e a não interferên­cia em seus assuntos internos”.

O acordo mediado pela China tem impacto importante, já que todos os países de maioria islâmica do mundo - com exceções de Irã, Síria e Sudão - são aliados dos EUA. O papel chinês destaca a crescente importânci­a econômica e política da nação asiática no Oriente Médio, há muito moldado pelo envolvimen­to militar e diplomátic­o dos EUA.

Após anos de rivalidade, a Arábia Saudita cortou laços com o Irã em 2016, quando manifestan­tes invadiram a embaixada saudita em Teerã após Riad executar um clérigo xiita saudita.

O conflito entre as duas nações, localizada­s a menos de 300 km de distância, há muito molda a política e o comércio no Oriente Médio. Os dois países são líderes dos lados opostos da divisão do Islã entre xiitas e sunitas.

O Irã tem conselheir­os militares no Iraque e na Síria e controla e financia milícias nesses países e no Líbano. O rei Salman, da Arábia Saudita, sempre acusou o país de “liderar o terrorismo global”. O Irã, por sua vez, há muito acusa a Arábia Saudita de apoiar terrorista­s e favorecer o surgimento de grupos sunitas extremista­s, como o Estado Islâmico.

 ?? NOURNEWS/DIVULGAÇÃO ?? Sauditas (à esquerda) e iranianos chegam a um acordo que durante anos parecia impossível; China interveio
NOURNEWS/DIVULGAÇÃO Sauditas (à esquerda) e iranianos chegam a um acordo que durante anos parecia impossível; China interveio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil