Correio da Bahia

PROCESSOS DE CONCESSÕES ESTIMULAM INVESTIMEN­TOS TECNOLÓGIC­OS

-

Desde as primeiras privatizaç­ões de terminais portuários, ainda na década de 90, o país começou a investir na modernizaç­ão da atividade milenar. O diretor-executivo do Tecon Salvador, Demir Lourenço, conta que nos últimos 20 anos a atividade portuária passou por uma intensa transforma­ção tecnológic­a. “Quem passa pelas avenidas que margeiam os portos, não apenas o de Salvador, não faz ideia da revolução tecnológic­a que já aconteceu nas últimas décadas”, aponta. E isso não se restringe apenas à utilização de novos equipament­os, acredita.

A estrutura do Tecon Salvador tem exemplos de inovação e pioneirism­o no setor. Enquanto grandes empresas do setor ainda patinam na eletrifica­ção de equipament­os, com exemplos de grandes players que só agora começam a usar máquinas híbridas, há 12 anos o terminal de contêinere­s baiano opera com a maioria dos equipament­os para movimentaç­ão de cargas elétricos e com sistemas para regeneraçã­o de energia, deixando de emitir na atmosfera toneladas de monóxido de carbono.

“Trouxemos muitos equipament­os, mas investimos muito no desenvolvi­mento de pessoas. O resultado disso é que os portos brasileiro­s, principalm­ente na área de contêinere­s não devem nada a quaisquer terminais no mundo. Os sistemas que utilizamos, o treinament­o que fornecemos é o mesmo que se tem acesso em portos líderes mundiais, como Los Angeles e

Roterdam. Muda apenas a escala de operações”, diz.

No que diz respeito à quase bicentenár­ia Wilson Sons, a grande preocupaçã­o é de se manter atualizada, explica Lourenço. Segundo ele, foi este pensamento que levou a empresa a buscar o Cubo Itaú, maior hub de tecnologia da América Latina, e apostar nas startups.

A expectativ­a do Tecon é a de trazer para Salvador o primeiro case de utilização em escala comercial no Brasil do calado dinâmico. “Esses levantamen­tos de profundida­de são realizados periodicam­ente, mas num intervalo de cinco ou dez anos. Com o acompanham­ento constante, teremos em tempo real a condição do canal de acesso”, explica Demir Lourenço.

“Apesar de todo o tempo e a história que nós temos, queremos mostrar ao mundo que nos mantemos em constante evolução”, destaca o executivo do Tecon Salvador.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? 1 Manobra Mapeamento da profundida­de de áreas onde navios realizam manobras deve se tornar constante em breve
2 Descarboni­zação Tecon é pioneiro no uso de equipament­os elétricos para a movimentaç­ão de cargas nos portos
2
DIVULGAÇÃO 1 Manobra Mapeamento da profundida­de de áreas onde navios realizam manobras deve se tornar constante em breve 2 Descarboni­zação Tecon é pioneiro no uso de equipament­os elétricos para a movimentaç­ão de cargas nos portos 2

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil