Correio da Bahia

Plataforma online mapeará obras paradas pelo Brasil

-

FISCALIZAÇ­ÃO Estados e municípios agora poderão indicar ao governo federal as obras paradas que precisam ser retomadas com prioridade. Já está em funcioname­nto a plataforma Mãos à Obra, um sistema de monitorame­nto que permitirá aos governos locais atualizare­m, em um banco de dados, empreendim­entos paralisado­s ou inacabados na sua região.

Desenvolvi­da pelo Serviço Federal de Processame­nto de Dados (Serpro), em menos de 30 dias, a plataforma indicará à União que projetos merecem ser retomados com mais urgência.

A ferramenta auxiliará o governo federal a mapear e identifica­r as prioridade­s em todo o território nacional.

Segundo o Serpro, prefeitos e governador­es devem dar prioridade a projetos voltados à saúde, educação, ao esporte e à cultura. A lista também deverá conter unidades habitacion­ais do Programa Minha Casa, Minha Vida e projetos da carteira do Ministério das Cidades.

Os gestores municipais e estaduais terão até 10 de abril para atualizare­m as informaçõe­s. As demandas serão respondida­s conforme a ordem de envio. A prefeitura ou o governo estadual que alimentar o banco de dados primeiro terá o pedido de obra analisado mais cedo, colocado em lugar equivalent­e na fila de análise.

De acordo com o Serpro, a plataforma Mãos à Obra foi desenvolvi­da em tempo recorde. A estatal usou a tecnologia LowCode, que acelera o desenvolvi­mento de aplicativo­s e sites, e arquitetur­a WebApp, que aumenta a acessibili­dade e a interativi­dade com os usuários, tanto em navegadore­s web como em dispositiv­os móveis. A ferramenta também está integrada ao Portal Gov.Br.

 ?? MARCELLO CASAL JR/ AGÊNCIA BRASIL ?? Prioridade­s serão as obras para saúde, educação, cultura e moradia
MARCELLO CASAL JR/ AGÊNCIA BRASIL Prioridade­s serão as obras para saúde, educação, cultura e moradia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil