Correio da Bahia

Oito pessoas morrem após naufrágio nos Estados Unidos

-

BARCOS DE PESCA Pelo menos oito pessoas morreram e outras estão desapareci­das após dois barcos virarem perto de uma praia em San Diego, no estado americano da Califórnia. Segundo autoridade­s locais, há a suspeita de que as embarcaçõe­s servissem para imigração ilegal.

De acordo com Richard Brahm, suboficial da Guarda Costeira dos EUA , uma mulher que estava em um dos barcos de estilo panga - pequenos barcos abertos com motores de popa - ligou para a emergência no sábado à noite para informar que uma embarcação havia virado em Black’s Beach. “A testemunha que ligou afirmou que o barco que virou tinha 15 pessoas a bordo, mas isso é apenas uma estimativa”, disse Brahm.

Equipes da Guarda Costeira e do Corpo de Bombeiros de San Diego retiraram oito corpos da água. No entanto, a névoa espessa dificultou o resgate de mais vítimas. As buscas continuara­m ontem e as autoridade­s esperavam o tempo melhorar para contar com o apoio de helicópter­os.

Os salva-vidas encontrara­m “corpos sem vida e duas pangas viradas espalhadas por uma área de cerca de

400 metros”, contou a porta-voz dos bombeiros, Monica Muñoz. “Vários coletes salva-vidas e barris de combustíve­l também foram achados”, revelou.

“Muitas vezes, esses barcos estão superlotad­os, a manutenção é ruim”, afirmou James W. Spitler, comandante do setor da Guarda Costeira para a região do Pacífico. Ele disse também que o clima ruim e a baixa visibilida­de teriam tornado a navegação muito desafiador­a para qualquer um naquelas condições. “Eles provavelme­nte eram um dos poucos marinheiro­s no mar”.

O suboficial Eddie Berrios, da Guarda Costeira, falou que as pangas usadas por imigrantes ilegais costumam desembarca­r naquela praia, motivo da desconfian­ça de que este seja mais um caso. Não há informação sobre a nacionalid­ade dos passageiro­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil