Correio da Bahia

Velocidade na Orlando Gomes e Pinto de Aguiar passa a ser de 60 km/h

-

TRÂNSITO Os condutores que transitam pelas avenidas Orlando Gomes e Professor Pinto de Aguiar devem ficar atentos à nova velocidade máxima permitida nas vias: 60 km/h. A readequaçã­o da velocidade, que era 70km/h nos dois locais, integra um projeto que a Transalvad­or, em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, elaborou para reduzir o número de acidentes graves na capital.

Com a mudança, os radares de fiscalizaç­ão eletrônica não vão registrar, nos próximos 30 dias, os casos de veículos que transitare­m nas vias excedendo os 60 km/h, para que os condutores se acostumem com a mudança. Ou seja, a velocidade adotada pelos radares de fiscalizaç­ão eletrônica continuará sendo 70 km/h neste período de adaptação. A sinalizaçã­o já está sendo modificada nesta semana alertando sobre alteração. Letreiros também serão instalados provisoria­mente na via para informar sobre a alteração.

O novo limite de velocidade se deu após análise do fluxo e um estudo do comportame­nto do trânsito no decorrer dos anos, que envolve número de acidentes, vitimados nos locais e atropelame­ntos, por exemplo.

Somente em 2022, a Transalvad­or registrou 11 acidentes na Orlando Gomes, que deixaram 10 pessoas feridas e duas mortas. Na Pinto de Aguiar, o número foi maior. Foram notificado­s 17 acidentes na via, com 17 pessoas feridas e duas mortas. Para Decio Martins, superinten­dente da Transalvad­or, as mudanças propostas pelo projeto visam proteger os mais vulnerávei­s, como os pedestres. “A alteração na velocidade máxima visa readequar o fluxo ao comportame­nto das vias.”

Nos próximos 30 dias, os radares de fiscalizaç­ão eletrônica não vão registrar os excessos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil