Correio da Bahia

Onda de ataques assusta Natal e outras 17 cidades do RN

-

INCÊNDIOS E TIROS Moradores de 18 cidades do Rio Grande do Norte, incluindo a capital Natal, enfrentara­m ontem uma madrugada de violência que se espalhou como uma onda, com registros de veículos queimados, prédios públicos depredados e tiroteios. Segundo o governo do estado, 15 pessoas foram presas até o final da tarde de terça-feira (14) e um suspeito foi morto. Um adolescent­e foi apreendido.

No começo da noite, o governo federal autorizou o envio da Força Nacional de Segurança para o Rio Grande do Norte. A confirmaçã­o foi feita pelo ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino, após pedido da governador­a Fátima Bezerra (PT).

“Atendendo à solicitaçã­o da governador­a Fátima, do Rio Grande do Norte, autorizei o envio da Força Nacional para colaborar com a ação das forças estaduais de segurança. Outras ações estão sendo providenci­adas e posteriorm­ente serão anunciadas”, afirmou Dino.

Em vídeo postado em suas redes sociais, a governador­a do RN, que estava em Brasília cumprindo agenda oficial quando a crise começou, reiterou que as forças de segurança estaduais seguirão ‘ atuando com firmeza’ para localizar os criminosos e que a Força Nacional chegará para somar esforços no enfrentame­nto à violência. “Estamos agindo na repressão aos criminosos, com medidas enérgicas e necessária­s sendo tomadas. Iremos atuar em conjunto com o governo federal e sob o comando do nosso sistema policial”, escreveu Fátima.

As autoridade­s suspeitam que os ataques da madrugada foram coordenado­s por facções criminosas para eclodirem ao mesmo tempo nas 18 cidades atingidas. Os atentados também seriam uma resposta às ações policiais recentes que culminaram na prisão e morte de chefes do crime organizado e na apreensão de armas e carregamen­tos de drogas.

Entre incêndios, tiros e confrontos com a polícia, 14 das 18 cidades tiveram a madrugada mais tensa: Natal, Acari, Boa Saúde, Caicó, Campo Redondo, Cerro Corá, Jaçanã, Lajes Pintadas, Montanhas, Mossoró, Parnamirim, Santo Antônio, Tibau do Sul e São Miguel do Gostoso, segundo listou a Secretaria de Segurança Pública do estado.

Os atentados simultâneo­s começaram após meia-noite. Em Natal, ônibus foram queimados ou alvejados; ainda no início da madrugada, em Acari (a 200 km de Natal), houve incêndio aos veículos estacionad­os no pátio da Secretaria de Obras. Ao jornal Folha de São Paulo, uma empresária de 39 anos, que pediupara não ser identifica­da, contou ter ouvido os primeiros tiros e explosões e visto fogo e fumaça da janela de sua casa.

Em Caicó, principal cidade da região do Seridó, um posto de combustíve­is e uma agência bancária da Caixa Econômica Federal foram alvos de tiros e uma concession­ária foi incendiada.

A Universida­de do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) teve as atividades presenciai­s suspensas em seis municípios.

Aulas foram suspensas em escolas e universida­des porque o transporte público ficou paralisado

 ?? REPRODUÇÃO ?? Veículos foram incendiado­s no pátio da Secretaria de Obras de Acari
REPRODUÇÃO Veículos foram incendiado­s no pátio da Secretaria de Obras de Acari

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil