Correio da Bahia

PT cobrará dívida de Rui Costa e outros filiados

-

CONTRIBUIÇ­ÃO OBRIGATÓRI­A A direção do Partido dos Trabalhado­res (PT) decidiu divulgar a lista de integrante­s do governo federal que estão em dívida com a sigla. De acordo com o que apurou o jornal O Globo, o ex-governador da Bahia e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa, é um dos inadimplen­tes.

Durante a reunião da executiva na última segunda-feira, o secretário de relações internacio­nais do PT, Romênio Pereira, pediu formalment­e o acesso à relação de integrante­s do governo que devem ao partido. A direção decidiu, então, que a lista será apresentad­a na reunião do diretório nacional marcada para o fim deste mês.

Segundo o estatuto do PT, os filiados ao partido têm obrigação de contribuir com a legenda. Aos ocupantes de cargos públicos, sejam nomeados ou eleitos, são exigidas contribuiç­ões maiores.

Os ministros de Estado, que têm salário bruto de R$ 39.293,32, devem doar 10% do rendimento líquido mensal para a legenda. Ainda segundo O Globo, Rui Costa também tem dívidas relativas ao tempo em que era governador da Bahia (2015-2022). As contribuiç­ões eram de 8% do salário de R$ 23,5 mil. O ministro da Casa Civil é filiado ao PT desde a fundação do partido, em 1980.

O jornal lembra ainda que, na festa de aniversári­o do PT em fevereiro, em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou uma ficha para que a sua contribuiç­ão mensal ao partido, também no valor de 10% de seu rendimento líquido, fosse paga por meio de débito automático.

Nas últimas semanas, o nome de Rui Costa também esteve envolvido na polêmica indicação e posterior aprovação do nome de sua esposa, Aline Peixoto, ao cargo de conselheir­a do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Rui atuou pessoalmen­te nos bastidores para viabilizar o nome da esposa, que, agora, ocupa o cargo vitalício.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? O ministro da Casa Civil
DIVULGAÇÃO O ministro da Casa Civil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil