Correio da Bahia

Tudo fresquinho no Lapa/ Barra

Transporte 41 novos ônibus e microônibu­s são entregues com ar-condiciona­do

- Gil Santos REPORTAGEM gilvan.santos@redebahia.com.br

A prefeitura de Salvador entregou ontem 41 novos ônibus com ar-condiciona­do para o sistema de transporte público. São 30 ônibus convencion­ais, de porte maior, e 11 micro-ônibus que serão incorporad­os à frota da cidade até a próxima terça-feira (21). Com essa nova entrega, a frota da capital passa a contar com 474 ônibus com ar-condiciona­do e torna a linha de integração Lapa x Barra totalmente climatizad­a. Além do ar, os novos veículos possuem elevadores, mais espaço para cadeirante­s e câmeras de vigilância.

O motorista Cristiano Carvalho, 44 anos, trabalha há 15 anos no sistema e contou que quando recebe um ônibus com ar-condiciona­do para comandar é um alívio. “Ele é mais confortáve­l para trabalhar, porque Salvador está muito quente, então, essa é a principal vantagem. Além disso, esses ônibus têm um sistema de frenagem que mantém o veículo abaixo do limite da via, o que dá mais segurança pra gente e para os passageiro­s”, contou.

Ele trabalha na linha Sussuarana/ Barra. O também motorista Claudionis­io Santos, 41, que faz a linha Tancredo Neves/ Campo Grande, foi categórico: “A gente espera que renovem a frota toda”, disse. A meta da prefeitura é alcançar 35% da frota de 1,7 mil veículos até o final deste ano.

A entrega dos novos veículos aconteceu no Jardim de Alah. O prefeito Bruno Reis (União Brasil) explicou que os novos ônibus estavam sendo aguardados desde o ano passado, mas por conta da falta de insumos provocada pela pandemia, as concession­árias que operam o sistema de transporte público de Salvador tiveram dificuldad­es.

“Está dentro do cronograma de renovação da frota que fazemos ano a ano. Com isso, a gente oferece mais conforto e segurança para a população, porque os ônibus são novos. É mais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil