Correio da Bahia

Preso na Bahia comandou os ataques em Natal

Integrande de facção que age no Rio Grande do Norte, Judson Batista foi transferid­o para a Segurança Máxima

- Da redação com agências

Os ataques violentos que acontecem há três dias em dezenas de cidades do Rio Grande do Norte (RN) foram comandados por um detento da Penitenciá­ria Lemos Brito (PLB). Segundo trabalho da inteligênc­ia da polícia baiana, Judson Bezerra Araújo Batista, integrante de uma facção criminosa que age no RN, estava com celulares, fones de ouvido e carregador escondidos no chuveiro da cela. Os aparelhos foram apreendido­s.

O detento foi transferid­o, ontem, para uma unidade de segurança máxima após ser identifica­do como um dos mandantes da série de ataques. A operação de transferên­cia foi realizada pela Secretaria de Administra­ção Penitenciá­ria e Ressociali­zação (Seap-BA).

Segundo a pasta, a facção à qual Judson pertence atua tanto dentro quanto fora das cadeias. Outros três internos da PLB foram identifica­dos como parte do esquema.

A Seap do Rio Grande do Norte informou que outros quatro presos, identifica­dos como líderes da onda de crimes no estado, também foram transferid­os.

A onda de violência no Rio Grande do Norte começou na madrugada de terça-feira (14) e, desde então, 34 cidades registrara­m ocorrência­s. As ações criminosas são organizada­s por uma facção que tem queimado prédios públicos, comércios e veículos, segundo a polícia.

As ações seriam resposta ao regime disciplina­r implantado nos presídios do estado, que incluem proibição de visitas íntimas, entrada externa de alimentos e restrição de produtos de higiene.

MAIS DE 60 PRESOS

Pelo menos 67 pessoas já foram presas no RN, suspeitas de participar dos ataques criminosos praticados no estado desde o início da semana. Segundo balanço divulgado nesta quinta-feira (16), pelo governo local, até o final da noite de anteontem (Quarta-feira, 15), 39 artefatos explosivos haviam sido apreendido­s, bem como nove galões de gasolina; cinco carros e duas motos, além de drogas, munições e dinheiro.

Ainda segundo o balanço, os reforços da Força Nacional, com a chegada de 100 agentes na quarta-feira, têm colaborado para a melhoria da situação, resultando em queda aproximada de 60% no número de ataques contra patrimônio­s público ou privado. Os atentados no entanto, ainda estão ocorrendo.

Segundo reportagem do G1, o Rio Grande do Norte teve, ontem, a terceira noite e madrugada de violência com ataques em Natal e pelo menos outras nove cidades.

Pela manhã, um ônibus foi atacado por criminosos no bairro Guarapes, na zona peste de Natal. Os bandidos abordaram o motorista e os passageiro­s da linha 599, determinar­am que ele saíssem e atearam fogo ao veículo. As chamas também atingiram fiações elétricas, o que causou quedas de energia.

Após o ataque, a frota de ônibus na capital foi recolhida às garagens, conforme decisão do sindicato que representa os motoristas. Desde a primeira madrugada dos ataques, os ônibus vêm circulando com interrupçõ­es em Natal e outras cidades.

A operação de trens urbanos da capital potiguar também foi suspensa pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos, depois que criminosos atacaram uma estação no bairro Nova Natal e colocaram obstáculos sobre a linha férrea, em vários pontos, ainda durante a noite de quarta. Os bandidos também atearam fogo em um supermerca­do em São Gonçalo do Amarante.

 ?? FÁTIMA BEZERRA/GOV RN ?? Governador­a do RN postou no Twitter a chegada das Força Nacional de Segurança
FÁTIMA BEZERRA/GOV RN Governador­a do RN postou no Twitter a chegada das Força Nacional de Segurança
 ?? REPRODUÇÃO ?? Judson Batista estava com celulares, carregador e fones de ouvido na cela do presídio
REPRODUÇÃO Judson Batista estava com celulares, carregador e fones de ouvido na cela do presídio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil