Correio da Bahia

Preta, baiana e global

Novela das seis, Amor Perfeito estreia segunda, com texto de Elísio Lopes Jr.

- Vinícius Nascimento REPORTAGEM vinicius.nascimento@redebahia.com.br

Beije sua preta em praça pública; representa­tividade importa; onde estão os pretos na televisão? Todas essas afirmações e questionam­entos balizam pautas do movimento negro. Se ver em locais de destaque e poder é importante para construir autoestima e se sentir pertencent­e. A televisão é um desses espaços, mas, ao longo do tempo, pessoas negras estiveram colocadas em locais de subalterni­dade nas novelas.

Em Amor Perfeito, nova novela das seis, que estreia nesta segunda, há uma grande possibilid­ade de se construir um marco para a tevê brasileira por conta da quantidade de pessoas pretas que aparecem nos mais diversos papéis. Parte dessa história tem o dedo do baiano Elísio Lopes Jr, que estreia na teledramat­urgia e é um dos nomes que assina a nova produção global. Escrevem com Elísio, Duca Rachid e Julio Fischer.

A trama é ambientada entre os anos 30 e 40, na fictícia cidade de Águas de São Jacinto, onde personagen­s pretos ocupam lugar de destaque na sociedade. Segundo a rede Globo, metade do elenco é composta por atores pretos. “Eu almejo poder construir na teledramat­urgia personagen­s que amam, que são felizes, que têm objetivos próprios, que são vilões, mocinhos, pobres e ricos, com sua existência humana, com alma. Se o racismo, que faz parte da história do nosso país e que atravessa a nossa existência, tiver sentido e passar ali, na vida do personagem, ele vai ser retratado”, diz Elísio.

A história narra o amor de Maria Elisa Rubião, a Marê (Camila Queiroz), moça rica, pelo jovem médico Orlando (Diogo Almeida). Noiva de Gaspar (Thiago Lacerda), filho mais velho do prefeito Anselmo (Paulo Betti) e da primeira-dama Cândida (Zezé Polessa), Marê vai contrariar os desejos do pai, o empresário Leonel Rubião (Paulo Gorgulho), para viver esse amor por Orlando.

A morte trágica do pai, assassinad­o pela madrasta Gilda (Mariana Ximenes) e a ação da vilã para culpá-la faz com que Maria Elisa seja presa injustamen­te. O que ela não imaginava é que, naquela altura, já estava grávida de Orlando. Desiludido e enganado, o médico vai embora do país, certo de que Marê não se importa mais com ele. Condenada injustamen­te, ela decide fugir com duas companheir­as de cela e dá à luz a Angelo. Para fugir do cerco da madrasta, ela pede a uma delas que entregue o menino a Olímpia (Analu Prestes), mas o bebê acaba sendo deixado na porta da igreja e criado pelos padres, que lhes dão o nome de Marcelino (Levi Asaf).

Oito anos depois, Marê sai da cadeia e Orlando, que nunca a esqueceu, volta ao Brasil decidido a reconquist­á-la. Ela lhe comunica que eles são pais de um menino que desaparece­u, e os dois se unem para resgatar o garoto.

Com esse enredo e elenco, Elísio acredita que é possível mostrar o racismo pelos olhos de quem vê, com suas brutalidad­es e sutilezas em um ambiente como o início do horário nobre da maior emissora de TV brasileira. “Num país como o Brasil, onde a novela forma opinião, é muito feio se você não encara esse desafio de colocar narrativas responsáve­is diariament­e da casa das pessoas”, pondera .

Uma das atrações da novela tem 9 anos e nasceu em Juazeiro. É o ator-mirim Levi Asaf, que dá vida ao pequeno Marcelino e já é xodó do elenco. Ele começou a atuar aos 5 anos e não parou mais. O interesse pelas artes cênicas foi percebido pelos pais, quando Levi criava filmes com seus bonecos e interpreta­va todos os personagen­s.

 ?? JOÃO MIGUEL JÚNIOR/TV GLOBO ?? Camila Queiroz e Diogo Almeida são os protagonis­tas da novela Amor Perfeito
JOÃO MIGUEL JÚNIOR/TV GLOBO Camila Queiroz e Diogo Almeida são os protagonis­tas da novela Amor Perfeito
 ?? PAULO BELOTE/TV GLOBO ?? O dramaturgo baiano Elísio Lopes Jr. é um dos autores da nova trama das seis, na Globo
PAULO BELOTE/TV GLOBO O dramaturgo baiano Elísio Lopes Jr. é um dos autores da nova trama das seis, na Globo
 ?? PAULO BELOTE/TV GLOBO ?? De Juazeiro, o menino Levi Asaf, de 9 anos, interpreta o filho dos protagonis­tas
PAULO BELOTE/TV GLOBO De Juazeiro, o menino Levi Asaf, de 9 anos, interpreta o filho dos protagonis­tas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil