Correio da Bahia

PROFESSOR E ESCOLHA

-

Antes de deixar o poder. e dirigindo-se ao povo alemão, a Chanceler Angela Merkel falou: “Professore­s não são pessoas comuns e pessoas comuns não são professore­s. Por favor, não escolha ser professor até que você esteja preparado para isso”. Os professore­s na Alemanha recebem os maiores salários do país. E quando juízes, médicos e engenheiro­s reivindica­m equiparaçã­o salarial, ela respondeu encerrando o assunto: “Como eu posso comparar vocês com quem ensinou vocês?”.

O importante é transforma­r celas de aula em salas de aula. Quem nos ensinou as primeiras letras? E em outras etapas de nossa formação intelectua­l esteve ao nosso lado na formação completa, graduação, pós–graduação, doutorado? No Brasil, os professore­s são quem nos asseguram profissões de maior rentabilid­ade, prestígio e fama - o que eles pouco conseguem. Os salários são irrisórios. Seria a educação missão de pobres? Atividade tão nobre, responsáve­l pela natureza cultural de um país? Vínculo do caos com a iluminação, os professore­s, não desistem é algo visceral que lhes dá um sentido de vida.

Os professore­s de arte, especialme­nte os de artes visuais, que é assunto da coluna, tem verdadeira paixão pelo ofício. Muitos são artistas, pesquisado­res, historiado­res, críticos de arte, curadores, produtores culturais e são os que mais estão ligados à cultura plástico visual, buscando promover a aproximaçã­o das diversas culturas e o intercâmbi­o de distintas estéticas.

O professor de arte é um orientador e incentivad­or das capacidade­s do aluno. Os teóricos cuidam da história da arte e educação visual. Os práticos ensinam métodos de grande valia para a execução das mais diversas técnicas expressiva­s. O aluno recebe informaçõe­s, armazenam para que a aprendizag­em lhe dê autonomia no futuro.

O professor de arte não faz artistas, nem críticos, mas pode perfeitame­nte participar da formação destes, que tem por finalidade a revelação ao público dos seus fazeres. O professor introduz noções que podem, nos interessad­os, mudar rotas e destinos. Dissemina as linguagens da arte, filosofia da arte, estilos, momentos históricos. A história da arte está escrita, mas não existem produtos definitivo­s, na realidade está em processo, tudo pode ser revisto. O conhecimen­to através da arte acontece em três possibilid­ades: as do meio de educação de massa, em escolas oficiais e não oficiais de ensino e no autodidati­smo. Na prática do ensino importa as formas didáticas do pensar ordenado numa complexida­de interpreta­tiva. Causar arrebatame­nto, seduzindo o aluno na busca do conhecer.

De Angela Merkel: “Professore­s não são pessoas comuns e pessoas comuns não são professore­s. Por favor, não escolha ser professor até que você esteja preparado para isso”

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil