Correio da Bahia

Vazamentos também levam a um grande desperdíci­o

-

Uma das perdas reais mais emblemátic­as de água em Salvador ocorreu na quinta-feira 16 de fevereiro, no início do Carnaval. Na ocasião, uma tubulação rompeu na Avenida Reitor Miguel Calmon, desperdiça­ndo milhares de litros de água. A cratera formada engoliu um carro. Outros três rompimento­s significat­ivos de ligações com a adutora ocorreram ao longo de fevereiro em três bairros da cidade: Ondina, Fazenda Grande IV e Federação.

Vazamentos menores ocorrem com ainda mais frequência na rede de distribuiç­ão. A Embasa admite que acontecem 30 vazamentos diários nos 7,8 mil quilômetro­s de extensão da rede de distribuiç­ão de Salvador e Região Metropolit­ana

(RMS). A média é considerad­a satisfatór­ia pela empresa e por especialis­tas.

O levantamen­to do Instituto Trata Brasil não especifica quanto das perdas acontecem por problemas de vazamento e quanto é consequênc­ia de gatos. Porém, dados do Plano Municipal de Saneamento Básico de Salvador, de 2020, indicam que 55,9% do recurso tratado é perdido na cidade. Desse total, 32,3% são causados por perdas reais (vazamentos) e 23,6% por perdas aparentes (não paga por quem utiliza).

A Embasa foi procurada para comentar o assunto e não informou o quanto deixa de faturar pelas perdas de água. A empresa informou apenas que as ligações irregulare­s correspond­em a

30% do volume não contabiliz­ado em Salvador.

Para evitar as perdas por vazamentos, é preciso que investimen­tos sejam feitos na rede hídrica, como indica o engenheiro sanitarist­a Jonatas Sodré, membro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA). “Uma série de fatores podem ser levados em consideraç­ão para evitar as perdas reais. É preciso realizar manutenção com frequência, melhorar a qualidade das tubulações”.

A Embasa diz que atua em duas frentes para evitar as perdas: controle operaciona­l e manutenção do sistema; e a renovação dos hidrômetro­s e renegociaç­ões de dívidas para evitar gatos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil