Correio da Bahia

Perdido na vida ‘loka’

Streaming Segunda temporada de Dom estreia no Prime Video ainda melhor

- Roberto Midlej REPORTAGEM roberto.midlej@redebahia.com.br

O cineasta Breno Silveira, morto precocemen­te aos 58 anos em maio do ano passado, foi revelado para o Brasil como um diretor de dramas que tratavam de relações familiares, como a sua estreia Dois Filhos de Francisco, que, em 2005, levou 4,8 milhões de brasileiro­s aos cinemas. Sete anos depois, ele voltava ao tema no longa-metragem Gonzaga: de Pai Para Filho, sobre a conturbada convivênci­a entre Luiz Gonzaga e Gonzaguinh­a.

E Dom, série da Prime Video que tinha Breno como showrunner - que pode ser definido como um "faz-tudo" nessas produções -, chegou ao streaming em 2021 para mostrar não apenas a saga de um bandido que assustou o Rio de Janeiro nos anos 1990, invadindo casas de milionário­s. Mais que isso, a produção voltava ao tema que parecia fascinar Breno: o relacionam­ento entre pai e filho.

Mas, na série, Silveira revelou-se, também um ótimo diretor de ação e suspense, numa das melhores produções brasileira­s da recente história do streaming nacional. Agora, Dom está de volta ao Prime - o serviço já disponibil­izou três capítulos de uma vez e toda quinta-feira será lançado mais um episódio, até dia 13 de abril.

Se na primeira temporada, o policial Victor Dantas (Flavio Tolezani) lutava para tirar o filho Pedro Dom (Gabriel Leone) da criminalid­ade e do vício das drogas, agora, a luta do pai é outra, já que aquela batalha foi perdida. Reconhecen­do a derrota, Victor, desta vez, chega até a ajudar Dom a escapar da polícia, dando dinheiro ao jovem para iniciar sua fuga.

E se antes, Dom era um bandido iniciante, que buscava seu "protagonis­mo" na criminalid­ade, agora já é um líder que se relaciona com a banda podre da polícia carioca. E ele já não é mais aquele jovem de classe média que, em busca de aventura e adrenalina, furtava apartament­os sem causar danos físicos às pessoas. Agora, ele anda armado em todo lugar, tem medo de ser preso e revela seu potencial de violência.

Como costuma acontecer em primeiras temporadas, o espectador foi convidado a conhecer Dom e os outros personagen­s. Alguns episódios eram dedicados a apresentar a relação entre o protagonis­ta com a família e os amigos. Agora, a produção tem outro ritmo, ainda mais intenso e se percebe isso logo no início, que parte exatamente

Não à toa, a frase de divulgação da série é 'agora, não tem mais volta' Gabriel Leone ator, que interpreta Dom na série homônima do Amazon Prime Video

Tudo se baseia muito mais na relação entre pai e filho do que na questão ética Flávio Tolezani ator, que interpreta o policial Victor Dantas, pai de Dom, no programa escrito e dirigido por Breno Silveira para o streaming

do ponto onde terminou a primeira temporada: Dom está com uma granada na mão, cercado por policiais, num túnel do Rio de Janeiro e o que se vê uma intensa cena de ação e perseguiçã­o.

ELENCO

Uma das maiores virtudes de Breno Silveira era, muito claramente, a direção de atores e em Dom isso novamente fica patente. Gabriel Leone é, sem dúvida, um dos melhores atores brasileiro­s contemporâ­neos e, nesta produção do Prime, ele mostra ser completo: seu Dom é cativante e, embora seja um perigoso bandido, é capaz de transmitir um impression­ante carisma.

Impossível o espectador não se sensibiliz­ar com a história do "bandido gato" - como o verdadeiro Pedro Dom ficou conhecido, pelo seu belo par de olhos - e, em alguns momentos, não se pegar torcendo por ele. Sobre seu personagem, Gabriel diz que o seu destino está claro: “Não à toa, a frase de divulgação da série é 'agora, não tem mais volta'. Então, indica que é um caminho que eles estão seguindo e em que eles vão se 'emburacar' cada vez mais”, disse o ator em entrevista coletiva online.

Victor, pai de Dom e policial que se revelou decidido a enfrentar a chegada da cocaína ao Brasil nos anos 1970, parece ter dado as costas para a ética e tudo indica que prevalece o amor pelo filho, a quem ele quer proteger da polícia, em vez de entregá-lo. “Tudo se baseia muito mais na relação entre pai e filho do que na questão ética. O pai quer tirar o filho do caminho que está sendo indicado. Mas fica cada vez mais difícil porque o caminho que ele toma não tem mais volta”, diz Flavio Tolezani.

BRENO SILVEIRA

Quando divulgava a primeira temporada, Breno contou que conheceu a história de Dom mais profundame­nte quando o Victor Dantas "real" o procurou para contar a história do filho, morto pela polícia. O diretor encantou-se com o caso e levou quase dez anos para finalmente adaptá-la.

Malu Miranda, head de Conteúdo Original Brasileiro para o Amazon Studios, destaca o entusiasmo e o envolvimen­to de Breno Silveira na série: “Ele foi aprendendo o que significav­a 'showrunner'. Mas, ao contrário de muita gente no Brasil, ele já era showrunner, já fazia isso. Ele desenhava do macro do projeto ao micro”. A Prime Video já anunciou que haverá uma última temporada, ainda a ser gravada. No entanto, Breno já deixou o roteiro pronto.

ao Canadá, Orlando pensa em Marê. Tadeu comunica o faleciment­o de Leonel, e Marê fica arrasada. Por armação de Gilda, Marê recebe voz de prisão pelo assassinat­o de Leonel. 18H25

Vai na Fé Bruna tenta convencer Kate a deixar o apart de Theo. Vitinho pede para Sol criar uma coreografi­a para uma música antiga de Lui para apresentar­em em um programa de televisão. Lui consegue ficar sozinho com Sol. Orfeu avisa a Theo que eles poderão ter problemas com a Receita Federal. Sol e Lui testam a coreografi­a nova. Bela e Yuri

 ?? SUZANNA TIERIE/DIVULGAÇÃO ?? Gabriel Leone interpreta Dom, bandido que é protagonis­ta da série do Prime Video
SUZANNA TIERIE/DIVULGAÇÃO Gabriel Leone interpreta Dom, bandido que é protagonis­ta da série do Prime Video

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil