Correio da Bahia

Briga de família aparece em campanha para vaga no STF

-

IMPASSE PARA LULA A indicação do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) criou um impasse para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Dois meses depois de receber mais de quinze sugestões para a cadeira hoje ocupada pelo ministro do STF Ricardo Lewandosws­ki, que vai se aposentar em maio, Lula avalia agora apenas dois nomes: os advogados Manoel Carlos de Almeida Neto e Cristiano Zanin. As informaçõe­s são do jornal O Estado de São Paulo.

Ainda segundo o Estadão, Zanin, defensor de Lula nos processos da Lava Jato, desfruta da amizade e confiança do presidente. Vários fatores, no entanto, têm sido apontados por aliados do petista contra a indicação. Um dos mais recentes envolve o rumoroso rompimento entre Zanin e Roberto Teixeira. Compadre de Lula há 40 anos, o também advogado Roberto Teixeira é sogro de Zanin. Em agosto do ano passado, os dois desfizeram a sociedade no renomado escritório Teixeira Zanin Martins Advogados.

Almeida Neto, por sua vez, é o candidato favorito de Ricardo Lewandowsk­i. Foi assessor do ministro no Supremo e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde atuou como secretário-geral da presidênci­a. Atualmente, ele é o diretor jurídico da Companhia Siderúrgic­a Nacional (CSN).

Em conversas reservadas, interlocut­ores de Lula disseram ao Estadão que, para prestigiar Lewandowsk­i, que é considerad­o pelo presidente como o mais leal ministro que indicou, ele tende a escolher agora Almeida Neto e esperar a “poeira baixar” para voltar com o nome de Cristiano Zanin.

Em outubro, quando a presidente do STF, Rosa Weber, deixará a Corte, Lula terá direito a nomear outro ministro. Tanto Lewandowsk­i como Rosa vão se aposentar compulsori­amente por idade, aos 75 anos.

Mês passado, Almeida Neto jantou com Lula, Lewandowsk­i e o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, que o apoia. O ministro do STF orientou a tese de Almeida Neto.

Todas as indicações de nomes para ministro do Supremo têm de ser aprovadas pelo Senado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil