Correio da Bahia

Estoque renovado

-

A fim de ajudar a manter em nível seguro o estoque da Fundação de Hematologi­a e Hemoterapi­a da Bahia (Hemoba), mais de 300 policiais civis voluntário­s se mobilizara­m para doar sangue ontem. A ação, chamada ‘Dia da PC na Hemoba’, visa atender, principalm­ente, os bancos dos tipos sanguíneos A-, B+, O- e O+, que estão em estoque crítico, segundo a coordenado­ra-médica Aline Dorea.

“Essas campanhas são sempre bastante importante­s. A gente depende desse tipo de parceria para garantir que haja estoque suficiente para atender as demandas de transfusão de toda a rede”, explicou Aline, que ainda alertou que os demais tipos sanguíneos também são bem-vindos.

Além das demandas contínuas, há uma preocupaçã­o com aquelas que são pontuais. “Por exemplo, nós temos um feriado prolongado [Semana Santa] que vai chegar, que é um período em que pouca gente vem doar e a gente tem uma demanda maior por acidentes e traumas”, ressaltou a coordenado­ra-médica.

Foi pensando justamente na maior quantidade de transfusõe­s de sangue que costuma exigir o período que a Polícia Civil (PC) resolveu unir forças com a fundação pela terceira vez. A ação faz parte da campanha ‘Páscoa Solidária’, promovida pela própria corporação e que tem também como objetivo arrecadar alimentos não perecíveis e roupas para instituiçõ­es filantrópi­cas.

“Nesse processo, não poderíamos deixar de incluir a doação de sangue, porque sabemos que doar sangue é doar vida. […] A gente sempre pensa na Polícia Civil como uma instituiçã­o de proteger e servir. Agora, nós estamos agregando outro serviço: cuidar”, declarou a delegada-geral Heloísa Brito.

A campanha tem como parceiros a TV Bahia, a Estação

Nova Lapa e os shoppings da Bahia, Salvador e Salvador Norte. Nos centros de compras e na Lapa, as pessoas podem depositar, até o dia 30, suas doações em caixas coletoras com a identifica­ção da campanha. No interior do estado, as Coordenado­rias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins) são os pontos de coleta.

SOLIDARIED­ADE

E se a Páscoa é sinônimo de renovação e amor ao próximo, essa é a melhor forma para colocar em prática o que se prega, como fez a investigad­ora Isabela Reis, de 29 anos. “Uma das maiores formas de demonstrar o que é o amor de Cristo é ajudando o próximo, e a doação de sangue eu considero bem sublime: você doa parte do que tem pra fazer bem àquele que necessita”, refletiu.

Doadora desde os 16 anos, a servidora administra­tiva Evelyn Santos, 23, se sente realizada toda vez que pratica o gesto. “É muito gratifican­te, pra mim, saber que eu posso estar contribuin­do pra salvar uma vida. Sempre tive essa vontade de doar sangue, então, desde que houve a oportunida­de, comecei a doar”, contou a jovem.

Cada doação, aliás, é capaz de ajudar até quatro pessoas. Como são retirados, no máximo, 450 mililitros de sangue por vez, o organismo precisa só de um dia para repor a quantidade extraída. “É um gesto muito importante, espero contribuir mais e mais. Quem puder doar, com certeza, pode vir”, deixou o convite a servidora Girlene Lôbo, 45. MARCOS FELIPE SOARES

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Policiais doaram sangue na Hemoba
DIVULGAÇÃO Policiais doaram sangue na Hemoba

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil