Correio da Bahia

Câmara abre processo contra Zambelli e mais seis deputados

-

QUEBRA DE DECORO O Conselho de Ética da Câmara abriu ontem processos disciplina­res contra sete deputados acusados de quebra de decoro, entre eles Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Carla Zambelli (PL-SP) e Nikolas Ferreira (PL-MG). Desde o começo do ano, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), tem feito apelos para que os parlamenta­res não percam a compostura no plenário.

Nikolas é acusado de transfobia pelo episódio em que vestiu uma peruca amarela no Dia Internacio­nal da Mulher, em 8 de março, e se apresentou na tribuna da Casa como “deputada Nicole”. Em tom irônico, o parlamenta­r disse que se sentia uma mulher e, por isso, teria local de fala na data. Na representa­ção,

PSOL, PSB, PCdoB, PDT e PT pedem que ele seja punido com a cassação do mandato.

Zambelli, por sua vez, é acusada de ter extrapolad­o as prerrogati­vas parlamenta­res ao xingar o deputado Duarte Júnior (PSB-MA) durante uma audiência da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, em 11 de abril.

Filho de Jair Bolsonaro, Eduardo deve responder por suposta quebra de decoro ao xingar o deputado Marcon (PT-RS), que havia questionad­o a veracidade da facada sofrida pelo ex-presidente na campanha eleitoral de 2018.

O deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) é acusado pelo PL de ter assediado a deputada Júlia Zanatta (PL-SC) ao chegar por trás da parlamenta­r e falar ao pé do ouvido dela durante uma audiência na Câmara. O deputado José Medeiros (PL-MT) é acusado de intimidar a presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR).

A representa­ção contra a deputada Juliana Cardoso (PT-SP) foi feita por suposta quebra de decoro parlamenta­r durante sessão da Câmara que aprovou a urgência para o projeto do marco temporal para demarcação de terras indígenas. Ela disse que a aprovação era uma “barbárie” e disse que os congressis­tas favoráveis eram “assassinos”.

A deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ), por sua vez, é acusada de ter atacado e ofendido o deputado Ricardo Salles (PL-SP) durante uma reunião da Comissão Parlamenta­r de Inquérito (CPI) que investiga as invasões do Movimento dos Trabalhado­res Rurais Sem Terra (MST).

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Carla Zambelli xingou o deputado Duarte Júnior (PSB-MA)
DIVULGAÇÃO Carla Zambelli xingou o deputado Duarte Júnior (PSB-MA)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil