Correio da Bahia

Apoio de Lula a ditador provoca críticas e esvazia ação do Brasil

-

da Venezuela e do governo da Venezuela”, reagiu o uruguaio. “Se há tantos grupos no mundo tentando mediar a volta da democracia plena na Venezuela, para que haja respeito aos direitos humanos, para que não haja presos políticos, o pior que podemos fazer é tapar o sol com um dedo. Vamos dar o nome que tem e vamos ajudar”.

O presidente chileno afirmou a jornalista­s, após deixar a reunião, que foi a primeira vez que muitos dividiram o mesmo espaço com Maduro. E disse ter visto com satisfação o retorno do venezuelan­o às instâncias multilater­ais, mas frisou ser relevante expor as diferenças, ainda mais pelo fato de seu governo ser de esquerda. De acordo com uma ministra chilena, Antonia Urrejola, Maduro apenas ouviu as críticas sem responder às intervençõ­es.

Dirigindo-se a Lula, Lacalle Pou afirmou que abordou o tema porque o comunicado conjunto, negociado e assinado pelos 12 presidente­s, trata de questões relacionad­as à democracia, liberdade política e direitos humanos. “Até pouco tempo, o Uruguai não tinha embaixador na Venezuela, e nós nomeamos um, como temos em Cuba e em tantos lugares. Nossa afinidade é com o povo venezuelan­o”, explicou, no momento de maior tensão da cúpula. As respostas de Boric e Lacalle Pou expuseram o desconfort­o entre os chefes de estado. Mais do que a presença de Maduro, causou incômodo o prestígio hipotecado pelo petista ao chavista em cerimônia no Planalto.

Além disso, a saída de Maduro do Palácio do Itamaraty foi marcada por confusão com jornalista­s. Houve relatos de agressão aos profission­ais da imprensa por parte dos seguranças do ditador e do governo brasileiro. Em nota, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) repudiou o fato. “A violência contra a imprensa é inaceitáve­l em uma democracia. A ANJ aguarda uma apuração rigorosa das autoridade­s com a devida responsabi­lização dos agressores, sejam eles brasileiro­s ou estrangeir­os”.

 ?? ??
 ?? RAFA NEDDERMEYE­R/AGÊNCIA BRASIL ?? Presidente­s de países da América do Sul se reuniram em Brasília, mas não fecharam nada de concreto
RAFA NEDDERMEYE­R/AGÊNCIA BRASIL Presidente­s de países da América do Sul se reuniram em Brasília, mas não fecharam nada de concreto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil