Correio da Bahia

Áreas civis de Moscou são alvo de ataque aéreo pela 1ª vez pós-guerra

-

RÚSSIA X UCRÂNIA Áreas civis de Moscou foram alvo ontem de um ataque de drones pela primeira vez desde a invasão russa da Ucrânia, 15 meses atrás. A ousadia da ação marca um ponto de inflexão no conflito e coloca o Kremlin contra a parede. O presidente Vladimir Putin agora deve lidar com uma pressão cada vez maior dos moscovitas, que haviam recebido garantias de que a guerra não chegaria à capital.

Autoridade­s russas culparam a Ucrânia, que negou qualquer responsabi­lidade. Segundo o Ministério da Defesa da Rússia, baterias antiaéreas derrubaram oito drones durante a madrugada. No entanto, a imprensa russa, citando fontes dos serviços de segurança, afirmou que o número de aeronaves era muito maior mais de 30 drones teriam participad­o do bombardeio.

Um vídeo postado nas redes sociais mostra um drone explodindo nos arredores de Moscou e outros sobrevoand­o casas em Rubliovka, bairro de classe alta da capital. Duas pessoas ficaram levemente feridas. Mas, se os danos nos edifícios residencia­is foram pequenos, o susto dos moradores foi grande.

Putin acusou a Ucrânia pelo ataque. “É um sinal claro de uma ação terrorista. Eles estão nos provocando para responderm­os da mesma forma”, disse o presidente, durante visita a um centro cultural na capital.

O deputado Maxim Ivanov classifico­u o ataque como o mais sério contra Moscou desde a tentativa de invasão nazista, na 2ª Guerra. Antes disso, é preciso retroceder às guerras napoleônic­as para ver Moscou tão vulnerável. “Ninguém pode agora evitar a nova realidade”, disse.

Não se sabe ainda quais tipos de drones foram usados no ataque. Alguns analistas militares identifica­ram as aeronaves como os ucranianos UJ-22 Airborne, que têm autonomia para voar até 800 quilômetro­s por cerca de seis horas. Outros acreditam se tratar de drones Cessna veículos aéreos não tripulados que se parecem com pequenos aviões de asa fixa.

Por enquanto, a única certeza é a audácia do bombardeio. Moscou está a mais de 400 quilômetro­s da fronteira da Ucrânia. Levar a guerra para dentro do território russo pode ser uma estratégia arriscada, já que ninguém sabe como o Kremlin pode reagir sob pressão.

Ontem, o embaixador russo no Reino Unido, Andrei Kelin, disse à BBC que a Rússia tem “enormes recursos” e sequer começou a agir. Ele criticou a ajuda militar ocidental aos ucranianos, principalm­ente o envio de caças F-16, de fabricação americana.

Enquanto a Rússia demonstra indignação com o ataque, a capital ucraniana, Kiev, foi alvo de um intenso bombardeio pela terceira noite seguida. Uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas após um míssil russo explodir dois andares de um prédio residencia­l.

Forças de defesa da Ucrânia disseram ter abatido 52 drones Shahed, de fabricação iraniana, de um total de 54 lançados - um recorde. sobre redes neurais e frequentem­ente são descritos como padrinhos da IA, também assinaram o documento. Hinton deixou seu cargo no Google no início do mês e tem falado sobre os males potenciais da tecnologia.

O comunicado foi divulgado na sequência de chamados por regulação feitos depois de uma série de lançamento­s de big techs ter ampliado a consciênci­a dos perigos potenciais da IA. Entre os males, a difusão de desinforma­ção e a substituiç­ão de trabalhado­res humanos.

MISSÃO ESPACIAL A China enviou três astronauta­s para a estação espacial Tiangong ontem, incluindo, pela primeira vez no país, um civil.

A tripulação da missão Shenzhou-16 partiu a bordo de um foguete do centro de lançamento de Jiuquan, no deserto de Gobi, no noroeste da China, e se acoplou ao módulo central da estação espacial mais de seis horas após deixar a Terra, noticiou a emissora estatal CCTV.

A segunda maior economia do mundo investiu bilhões de dólares em seu programa espacial militar, numa tentativa de reforçar sua posição frente à Rússia e aos EUA, e planeja enviar uma missão tripulada à Lua até 2030.

É um sinal claro de uma ação terrorista. Estão nos provocando para responderm­os da mesma forma Vladimir Putin

Presidente da Rússia

CHINA ENVIA ASTRONAUTA CIVIL PARA O ESPAÇO

 ?? ALEXANDER SHCHERBAK/TASS ?? Destroços dos veículos aéreos não tripulados que foram utilizados no ataque a Moscou, capital da Rússia
ALEXANDER SHCHERBAK/TASS Destroços dos veículos aéreos não tripulados que foram utilizados no ataque a Moscou, capital da Rússia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil