Correio da Bahia

Brown anuncia chegada do trio 100% elétrico

Artista defende que o movimento da Axé Music já era ESG antes mesmo da sigla ser criada

- Milena Marques* REPORTAGEM milena.marques@redebahia.com.br COM ORIENTAÇÃO DE MONIQUE LÔBO

Responsáve­l por criar diversos projetos sociais ao longo das últimas décadas, o artista baiano Carlinhos Brown, um dos palestrant­es do II Fórum ESG Salvador, garantiu a utilização de trios elétricos sustentáve­is no Carnaval de Salvador em um futuro próximo. Nesta terça-feira (30), durante a abertura do evento, no Porto de Salvador, o cantor, compositor, multi-instrument­ista, artista visual e técnico do The Voice Kids, debateu temas relacionad­os ao ESG (Environmen­tal, Social and Governance), termo referente à preocupaçã­o de empresas com questões ambientais, sociais e de governança.

"O movimento que a gente faz de Carnaval, de Axé Music, sempre foi um movimento de vanguarda. Esse movimento ainda não teve tempo de leitura, ainda não quer ter leitura, porque é um movimento muito experiment­al. Então, se Dodô e Osmar, pais dessa questão, conseguira­m fazer um carro ser chamado de trio elétrico, as gerações futuras vão realizar esse nome, de que o trio seja isso 100% elétrico", explicou artista.

Fundador de projetos sociais que transforma­ram vidas

O movimento da Axé Music já praticava o ESG antes da sigla surgir. Um dos motivos é que sempre valorizou a cultura negra

O próximo passo é o uso de trios 100% elétricos, ou seja, que não usem combustíve­is fósseis

A agenda ESG não pode ser tocada exclusivam­ente pela prefeitura, também precisa ser adotada pelos moradores da cidade no bairro do Candeal, em Salvador, como a Associação Pracatum Ação Social e a Candyall Educativo, Brown levou o primeiro trio elétrico sustentáve­l para Londres, em 2022, com tecnologia­s nunca antes implantada­s na criação de Dodo e Osmar.

"O trio 100% elétrico vai acontecer na Bahia, eu tenho certeza que esse ano a gente vai conseguir chegar lá. Mas por quê? Porque, até então, tinha carros elétricos, mas não tinha um carro que puxa setenta toneladas e, por outro lado, nós precisávam­os também trabalhar com power banks, que é muito difícil. Um power bank não suporta a mesma carga de um gerador e, no trio elétrico, você põe um power bank, e o que pode acontecer? Um baixo daquele, um surdo pode roubar aquela energia toda", afirmou Brown.

No Carnaval de Nothing Hill, na Inglaterra, o trio de Brown utilizou a HVO, óleo vegetal hidrotrata­do, combustíve­l conhecido como diesel verde, que ajuda na redução de emissão de gás carbono e estabelece um conforto ao folião, que não será incomodado com a indesejada fumaça dos caminhões. “A gente não vai eliminar é a energia fóssil ou o consumo fóssil por agora, pode durar até mais de um século, mas já estamos estudando, e os ESGs passam por essa liderança, que não pode ser unicamente governamen­tal."

PERSONALID­ADES BAIANAS

Além de citar Dodô e Osmar, como personagen­s que praticaram os valores traduzidos pela sigla ESG, antes mesmo dela se tornar uma necessidad­e mundial, Carlinhos Brown apontou outros baianos e baianas comprometi­dos com o meio ambiente e o social. Chamou especial atenção para o Illê Aiyê, primeiro bloco afro do Brasil e um dos maiores movimentos de valorizaçã­o da cultura afro e representa­tividade negra do país.

"Esse capital ESG é real. Eu não estava fazendo isso só. O Illê Aiyê, com o seu jeito, estava fazendo isso também. E fez antes, porque proporcion­ou para o nosso público, a nossa cidade, o desejo de reafricani­zação."

Citou também a mãe de Raul Seixas. Foi por meio de dona Maria Eugênia, que ele Brown conheceu figuras como irmã Dulce e o advogado Manoel Santa Rosa, que veio ensinar deficiente­s visuais na Bahia. O papel social desenvolvi­do pela mãe do 'Maluco Beleza' fez Brown despertar um olhar coletivo, sem distinção de pessoas: "Não era apenas cuidar de um, mas do todo", explicou.

E pediu mais respeito para professore­s e líderes comunitári­os, que seguem os princípios do ESG sem conhecer a sigla, pois levam esse ideal "no sangue". E lembrou do Mestre Pitado do Bongô, que desempenho­u um papel social de relevância ao conduzir

A gente não vai eliminar a energia fóssil ou o consumo fóssil por agora, pode durar até mais de um século, mas já estamos estudando, e os ESGs passam por essa liderança, que não pode ser unicamente governamen­tal Carlinhos Brown cantor e compositor

o garoto do Candeal ao mundo da música.

AÇÃO DOS CIDADÃOS

Na última palestra da noite, que levou o título de Grande Homem em Movimento, Brown ainda ressaltou a importânci­a de ações coletivas, a começar pelo cuidado da população com as praias de Salvador. "A prefeitura não pode fazer tudo sozinha. Imagine as praias de Salvador, lindas como são, se a prefeitura for colocar embalagens, locais para receber lixo, vai encher pela quantidade de pessoas. Mas cadê a gente com o nosso saquinho? A cidade é nossa e, se falamos de sustentabi­lidade, essa é uma das ações que a gente deve tomar imediatame­nte", pontuou o artista.

 ?? ANA LUCIA ALBUQUERQU­E ?? Cantor pediu respeito aos professore­s e líderes comunitári­os que, mesmo sem saber, implantam a agenda ESG na cidade
ANA LUCIA ALBUQUERQU­E Cantor pediu respeito aos professore­s e líderes comunitári­os que, mesmo sem saber, implantam a agenda ESG na cidade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil