Correio da Bahia

UMA GRATA SURPRESA

Tênis Brasileiro Thiago Wild surpreende e elimina nº 2 do mundo em Roland Garros

- Estadão Conteúdo

O brasileiro Thiago Wild surpreende­u ao eliminar o atual número 2 do mundo, o russo Daniil Medvedev, logo na primeira rodada de Roland Garros. Na maior vitória de sua carreira, o tenista paranaense precisou ficar em quadra por 4h15min para superar o favorito por 3 sets a 2, com parciais de 7/6 (7/5), 6/7 (6/8), 2/6, 6/3 e 6/4.

O resultado é o mais surpreende­nte deste início de Grand Slam francês, que começou no domingo, em Paris. Wild é apenas o 172º do ranking e precisou superar o qualifying (fase preliminar) para alcançar a chave principal. Embalado, protagoniz­ou a primeira zebra da competição e logo em sua estreia na Philippe-Chatrier, a famosa quadra central do complexo.

Foi ainda a segunda partida do tenista de 23 anos numa chave principal na história. A primeira foi no US Open de 2020, quando foi derrotado em três sets. Na segunda rodada, Wild vai enfrentar o argentino Guido Pella, que superou o francês Quentin Halys por 3 sets a 2. O confronto será amanhã.

Wild se tornou o segundo brasileiro a ganhar de um top 2 em um Grand Slam. O primeiro foi Gustavo Kuerten, que derrotou Marat Safin no US Open 2002 e Roger Federer em Roland Garros 2004.

Ontem, Wild soube aproveitar as fragilidad­es do jogo de Medvedev no saibro. O russo nunca brilhou em Paris: foi a quinta eliminação em estreias em Roland Garros. Medvedev só avançou à segunda semana do Grand Slam por duas vezes e tem como melhor resultado a fase de quartas de final, no ano passado. Mesmo assim, ele vinha de título no Masters 1000 de Roma, também disputado sobre a terra batida, há menos de 10 dias.

Em quadra, o brasileiro começou em alto nível, com golpes precisos do fundo de quadra e boas variações, numa estratégia para desestabil­izar o jogo do adversário. O vice-líder do ranking, no entanto, reagiu no segundo set, numa disputa equilibrad­a. Wild caiu de rendimento e mostrou cansaço.

Mas a reação do brasileiro começou no quarto set, logo após levar a virada no placar. Retomando o ímpeto do início da partida, Wild reforçou a estratégia e manteve Medvedev em posição mais defensiva enquanto impunha seu jogo em quadra. Num irregular quinto set, marcado por seguidas quebras de ambos os tenistas, o brasileiro confirmou a suada vitória.

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Nem tudo são flores no roteiro sobre o tenista. Em sua entrevista coletiva após a partida, Thiago Wild foi questionad­o sobre o processo de violência doméstica contra a ex-mulher e se negou a comentar sobre o tema.

“Não acho que seja um assunto que devamos falar aqui. Acho que é uma pergunta que você não deveria fazer a ninguém. Não acho que cabe a você decidir se é o lugar para falar sobre isso ou não”, disse o tenista ao jornalista.

Thiago é acusado pela ex-mulher, a biomédica Thayane Lima. Em 2021, ela relatou episódios de um suposto relacionam­ento abusivo que viveu com o tenista. Na época, já estavam separados. Após o relato, ele foi indiciado por violência psicológic­a, injúria e lesão corporal.

Thiago Wild segue sem responder ao processo porque não foi encontrado pela Justiça, em três oportunida­des, para ser intimidado em nenhum dos três endereços informados no Rio de Janeiro.

172º do ranking é a posição do paranaense Thiago Wild, que derrotou o russo Medvedev, número 2

 ?? PHILIPPE MONTIGNY/ROLAND GARROS ?? O brasileiro Thiago Wild protagoniz­ou a maior zebra desta edição de Roland Garros até o momento
PHILIPPE MONTIGNY/ROLAND GARROS O brasileiro Thiago Wild protagoniz­ou a maior zebra desta edição de Roland Garros até o momento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil