Correio da Bahia

O ÚLTIMO E DECISIVO ATO DA TRILOGIA

Copa do Brasil Bahia encara o Santos pelas oitavas de final; agora é na Fonte Nova

- Giuliana Mancini REPORTAGEM giuliana.mancini@redebahia.com.br

Chegou o dia do Bahia escrever o capítulo final da trilogia contra Santos. O terceiro e último duelo entre as equipes é também o que tem mais em jogo e, de cara, já vale a vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. Ao tricolor, é preciso ativar o ‘modo decisão’ e voltar a vencer.

O confronto de hoje começa às 19h, na Arena Fonte Nova. Ninguém sai em vantagem, já que a ida, na Vila Belmiro, terminou empatada em 0x0. Para se classifica­r, o Esquadrão deve ganhar por qualquer placar - o mesmo vale para o Peixe. Em caso de mais um empate, haverá cobranças de pênaltis.

A classifica­ção colocaria o Bahia entre os oito melhores times da Copa do Brasil, o que não acontece desde 2019. No ano seguinte, a equipe caiu para o River-PI ainda na primeira fase. Em 2021, o tricolor foi eliminado nas oitavas pelo Atlético-MG, que se tornaria o campeão. E na edição passada, o algoz foi o Athletico-PR, também nesta fase.

O aspecto competitiv­o também está à prova na partida. Afinal, o Esquadrão enfrenta seu pior jejum no ano, com cinco jogos seguidos sem vencer. São três derrotas e dois empates, uma série de tropeços que coloca cada vez mais pressão no time treinado por Renato Paiva. No Brasileirã­o, a equipe já aparece na 16ª posição.

Por fim, há o lado financeiro. Se avançar, o Bahia garante mais R$ 4,3 milhões em premiação. O time já assegurou R$ 8,5 milhões até aqui, depois de eliminar Jacuipense, Camboriú-SC e Volta Redonda-RJ.

ESCALAÇÃO

Uma das novidades para enfrentar o Santos será o volante Acevedo, que vai substituir Thaciano - este não pode atuar pelo Bahia na Copa do Brasil por já ter defendido o Grêmio na competição. O uruguaio vê a equipe jogando bem nos últimos compromiss­os, mas admite: é preciso melhorar as finalizaçõ­es para avançar às quartas de final.

“Não temos conseguido o triunfo nas últimas partidas, mas a equipe está jogando bem, está criando chances. Só falta a eficácia. Temos que seguir trabalhand­o porque vai chegar”, afirmou. “Estamos jogando bem. Defensivam­ente, ofensivame­nte está criando muito também. Creio que é seguir fazendo o mesmo e dar o 100% que vamos passar de fase”, completou.

Acevedo já havia substituíd­o Thaciano na partida de ida contra o Santos, no dia 17. Naquela noite, o Bahia jogou bem e mostrou melhora defensiva. Também levou perigo no ataque, principalm­ente no primeiro tempo, mas parou no goleiro João Paulo, que salvou os santistas em duas grandes oportunida­des.

Uma semana antes, as duas equipes haviam se enfrentado pela 5ª rodada do Brasileirã­o, também na Vila Belmiro. O Esquadrão teve atuação apática e foi derrotado por 3x0.

Agora, o encontro é em casa, onde Acevedo enxerga que a torcida será essencial. “É um apoio a mais, uma força a mais que teremos. A Fonte Nova cheia nos apoiando será vital para passar de fase”, acredita o uruguaio.

A tendência é que Renato Paiva repita a escalação da partida de ida contra o Santos. Assim, o Bahia deve iniciar com Marcos Felipe, Kanu, David Duarte e Vitor Hugo; Jacaré, Acevedo, Rezende, Cauly e Ryan; Biel e Everaldo.

SANTOS

O Santos ganhou o reforço do atacante Mendoza, que treinou normalment­e ontem após se recuperar de uma lesão na coxa direita sofrida justamente contra o Bahia, na vitória por 3x0 pela Série A, no dia 10 de maio. Vice-artilheiro do Peixe na temporada, com seis gols, Mendoza chegou a jogar mais uma vez contra o Bahia, no duelo de ida da Copa do Brasil, mas voltou a sentir dores.

Em contrapart­ida, o atacante Lucas Braga, que trata edema na coxa, não viajou para Salvador.

 ?? FELIPE OLIVEIRA/EC BAHIA ?? Jacaré gesticula durante treino do Bahia no CT Evaristo de Macedo; ala é destaque no time tricolor
FELIPE OLIVEIRA/EC BAHIA Jacaré gesticula durante treino do Bahia no CT Evaristo de Macedo; ala é destaque no time tricolor

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil