Correio da Bahia

Hospital da capital atende 1,1 mil cães e gatos em 15 dias

-

UNIDADE EM CANABRAVA

Em 15 dias de funcioname­nto, o Hospital Municipal Veterinári­o de Salvador, em Canabrava, já atendeu cerca de 1,1 mil cães e gatos, com diversas enfermidad­es desde sarna, bicheira, fraturas e outros problemas.

Diariament­e, dezenas de tutores levam os animais para consultas, exames ou tratamento­s emergencia­is na nova unidade, realizados gratuitame­nte pela prefeitura de Salvador, sob a coordenaçã­o da Secretaria Municipal de Sustentabi­lidade, Resiliênci­a, Bem-estar e Proteção Animal (Secis).

Com cerca de 10 anos, Pé Duro, um cãozinho sem raça definida, de porte médio, teve miíase, popularmen­te conhecida como “bicheira”, o que ocasionou um ferimento profundo em uma das patas. A doença é causada pela deposição de larvas de determinad­as espécies de moscas em regiões expostas do corpo, ocasionand­o ferimentos na pele, focinho e orelhas.

Ele foi levado ao hospital pela tutora, Indianara Santiago, de 46 anos. Na unidade, ele teve o local limpo, desinfetad­o e tratado. “Aqui foram realizados exames de sangue e outros procedimen­tos. Esse hospital é uma ótima opção para quem quer ajudar os bichinhos e muitas vezes não tem condições financeira­s de proporcion­ar um tratamento digno”, afirmou.

A diretoria de Proteção Animal da Secis, Michelle Holanda, explica que cada tutor pode levar um animal por dia. Diariament­e são distribuíd­as 40 senhas, além dos atendiment­os por urgência e emergência.

“No caso de quem possui mais animais, um dia ele deve trazer o caso mais grave, no outro dia, o segundo mais grave e assim por diante”, disse ela.

 ?? MARINA SILVA/ ARQUIVO CORREIO* ?? Diariament­e são distribuíd­as 40 senhas, além da urgência e emergência
MARINA SILVA/ ARQUIVO CORREIO* Diariament­e são distribuíd­as 40 senhas, além da urgência e emergência

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil