Correio da Bahia

Mulher teria sido morta após ter celular vasculhado pelo tráfico

- WENDEL DE NOVAIS

VIOLÊNCIA Uma mulher ainda não identifica­da foi morta com dezenas de tiros na noite de terça-feira (9), na Rua Neide Gama, no Engenho Velho da Federação. Ela seria mais uma vítima do ‘tribunal do crime’ em Salvador. Foi parada por traficante­s do Comando Vermelho (CV) que examinaram e encontrara­m vídeos em que ela faz um sinal em referência ao Bonde do Maluco (BDM), grupo rival que trava disputa pelo domínio do tráfico de drogas no bairro.

A reportagem teve acesso a um dos vídeos onde a vítima faz o ‘sinal do três’, conhecido como ‘salve’ do BDM, que é usado para saudar integrante­s da facção ou até mesmo provocar facções criminosas rivais, como o CV. O caso foi registrado pela Polícia Militar, que, quando questionad­a, informou que não há ainda informaçõe­s sobre a autoria e a motivação do crime. O caso é investigad­o pela Polícia Civil. No local, era possível ver dezenas de cápsulas de bala de calibres distintos.

Uma fonte da polícia, que prefere não se identifica­r, aponta os vídeos como fator determinan­te para a execução da vítima. “Pode parecer um motivo torpe para quem não sabe como esses criminosos agem, mas vídeos com referência a outra facção são, infelizmen­te, motivo para homicídios do tipo. Ainda mais em uma área de disputa como é o Engenho Velho da Federação. CV e BDM brigam por cada palmo do bairro e assassinat­os assim são parte dessa guerra”, explicou ele. A PM não confirma a versão oficialmen­te.

Dados do Instituto Fogo Cruzado, que monitora a violência armada em Salvador e Região Metropolit­ana (RMS), atestam a disputa. Em janeiro, com 11 tiroteios, três mortos e dois feridos, o Engenho Velho da Federação esteve à frente de todos os outros bairros em registros de confrontos armados no mês.

 ?? ARISSON MARINHO ?? O Engenho Velho da Federação tem disputa violenta entre duas facções rivais:
BDM e CV
ARISSON MARINHO O Engenho Velho da Federação tem disputa violenta entre duas facções rivais: BDM e CV

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil