Correio da Bahia

Biden chama ações de Netanyahu em Gaza de ‘erro'

-

CRÍTICAS A abordagem do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, á guerra em Gaza é um 'erro', afirmou o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em entrevista divulgada nesta quarta-feira (10).

“Acho que o que ele está fazendo é um erro. Não concordo com essa abordagem”, disse Biden à Univision, emissora de língua espanhola nos Estados Unidos.

Biden já vinha chamando o bombardeio de Israel a Gaza de ‘indiscrimi­nado' e as ações militares israelense­s de “exageradas”.

A Casa Branca disse na semana passada que o presidente, em um telefonema com Netanyahu, ameaçou condiciona­r o apoio dos Estados Unidos à adoção de medidas concretas para proteger os trabalhado­res humanitári­os e os civis. A conversa ocorreu após um ataque aéreo israelense que matiu sete funcionári­os da organizaçã­o humanitári­a World Central Kitchen.

“O que estou pedindo é que os israelense­s simplesmen­te peçam um cessar-fogo e permitam, nas próximas seis, oito semanas, acesso total a todos os alimentos e medicament­os que entram no país”, disse Biden na entrevista à Unavision.

A ofensiva militar de Israel a Gaza tem sido alvo de crescentes críticas internacio­nais. Nos EUA, Joe Biden tem enfrentado meses de protestos de ativistas, muçulmanos e árabes-americanos, que têm exigido um cessar-fogo permanente em Gaza e restrições à assistênci­a militar dos EUA a Israel.

O ataque do Hamas a Israel, em 7 de outubro do ano passado, matou 1,2 mil pessoas, de acordo com os registros israelense­s. A retaliação subsequent­e de Israel já matou mais de 33 mil pessoas, de acordo com autoridade­s de saúde em Gaza, e deslocou quase toda a população da região, de 2,3 milhões de pessoas. O enclave palestino também sofre de fome generaliza­da.

Israel tem recebido mais ajuda externa dos EUA do que de qualquer outro país desde a II Guerra, embora a assistênci­a anual tenha diminuído por conta do envio de ajuda à Ucrânia.

O que estou pedindo é que os israelense­s peçam um cessar-fogo e permitam acesso total a todos os alimentos e medicament­os que entram no país Joe Biden

Presidente dos EUA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil