Correio da Bahia

Rowling diz que não perdoa Harry e Hermione por defesa de trans

-

DIREITOS HUMANOS A escritora J.K. Rowling sinalizou em uma rede social que não perdoaria os atores Daniel Radcliffe e Emma Watson, Harry Portter e Hermione, respectiva­mente, na saga Harry Potter, pela defesa que ambos fazem de pessoas trans. A escritora inglesa, por outro lado, vem manifestan­do opiniões bastante transfóbic­as.

Um usuário do X (Twitter) postou: “estou apenas esperando que Dan e Emma lhe dêem um pedido público de desculpas... Tenho certeza de que você os perdoará”. Rowling, então, respondeu: “não tenho certeza, eu receio”. “Celebridad­es que aderiram a um movimento que pretende erodir os direitos duramente conquistad­os pelas mulheres e que usaram as suas plataforma­s para aplaudir a transição de menores podem guardar as suas desculpas para os destransic­ionados traumatiza­dos e para as mulheres vulnerávei­s que dependem de espaços separados por sexo”, completou a escritora.

Em resposta às primeiras declaraçõe­s de Rowling, a atriz Emma Watson postou nas redes, em 2020, que “pessoas trans são quem dizem ser e merecem viver suas vidas sem serem constantem­ente questionad­as ou informadas de que não são quem dizem ser”.

Na mesma época, Daniel Radcliffe escreveu um artigo em defesa de pessoas trans para o Trevor Project, organizaçã­o de conscienti­zação em relação ao suicídio de pessoas LGBTQIA+. “Mulheres trans são mulheres. Qualquer declaração em contrário apaga a identidade e a dignidade das pessoas trans e vai contra todos os conselhos dados pelas associaçõe­s profission­ais de saúde”, disse o ator.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? J.K. Rowling espera um pedido de desculpas dos atores
DIVULGAÇÃO J.K. Rowling espera um pedido de desculpas dos atores

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil