Correio da Bahia

FAMOSOS JÁ AMARGARAM DERROTAS NAS URNAS

-

A notoriedad­e nem sempre é sinônimo de vitória nas urnas. Muitos famosos, após frustração com os resultados, decidem, inclusive, sair do cenário político. Anunciado como candidato por Cacá Leão,presidente do PP em Salvador, o cantor Edcity ainda está indeciso sobre sua candidatur­a. Segundo o empresário do artista, ele afirmou que não iria mais se candidatar.

Edcity já havia se candidatad­o a vereador em 2016, mas desistiu da corrida eleitoral em setembro do mesmo ano. Em 2018, se candidatou a deputado estadual pelo PP. Na ocasião, ele recebeu 6,4 mil votos.

O pagodeiro Robyssão é outro nome da música que já tentou alavancar uma carreira na política. Ele se candidatou à Câmara Municipal em 2016. Dois anos depois, saiu como candidato a deputado estadual, mas também não teve sucesso. Desde então, o artista não participa mais de eleições. Sobre a corrida deste ano, a equipe de Robyssão afirmou que o cantor não tem “desejo algum de se candidatar”.

Já Alex Xella, também cantor de pagode, foi candidato em 2020. Este ano, apesar de ter recebido propostas para as eleições municipais, o artista decidiu focar na carreira musical. O cantor Lazzo Matumbi concorreu em 2022 a deputado federal, mas não pretende voltar a tentar uma vaga este ano. “Lazzo seguirá como ativista do movimento negro, em defesa das causas que sempre considerou justas, e defendeu durante toda a vida artística”, afirmou a assessoria do cantor.

Cláudio André disse que os artistas costumam ter como plataforma de campanha a defesa das comunidade­s. O cientista político ressaltou que os famosos têm potencial de agregar ao cenário político, mas que muitas vezes faltam projetos, plataforma­s e ideias de pré-campanha, além de um programa político mais ajustado à realidade.

“Nessas eleições a gente deve buscar mais educação política por parte dos pré-candidatos ou candidatas, porque é um cargo de muita responsabi­lidade. Ser vereador ou vereadora em Salvador, quarta maior capital do Brasil, não é fácil, não”, ressaltou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil