Correio da Bahia

Europa já perdeu até 10% do gelo nas montanhas dos Alpes

-

MUDANÇAS CLIMÁTICAS O derretimen­to das geleiras na Europa atingiu mais um patamar preocupant­e em 2023. De acordo com o novo relatório climático divulgado nesta segunda-feira (22) pelo observatór­io europeu Copernicus, em conjunto com a Organizaçã­o Meteorológ­ica Mundial (OMM), os Alpes perderam cerca de 10% do volume de gelo entre os anos de 2022 e 2023.

Os Alpes são a cadeia montanhosa mais alta e extensa da Europa. As montanhas se estendem por 1.200 quilômetro­s e ocupam uma área de cerca de 200.000 km². A cadeia abrange oito países: França, Itália, Suíça, Alemanha, Áustria, Eslovênia, Liechtenst­ein e o principado de Mônaco.

A análise mostra que as altas temperatur­as registrada­s durante o verão europeu, com recorrente­s ondas de calor, tiveram um papel fundamenta­l para a perda de gelo glaciar em todo o continente. Além disso, boa parte da Europa teve menos dias com neve do que a média, o que contribuiu para o menor acúmulo de gelo na Europa central e nos Alpes.

O relatório também evidencia o impacto das mudanças climáticas de maneira geral no clima europeu e na saúde da população. Os principais destaques do documento são o registro de temperatur­as recordes na Europa ao longo do ano; o aumento da temperatur­a média dos oceanos que banham o continente europeu; a alteração do regime de chuvas e nível dos rios; e a mudança no clima da região do Ártico, com alta nas temperatur­as médias continenta­is e oceânicas.

O ano de 2023 foi o mais quente já registrado. Na Europa, como no resto do mundo, as temperatur­as ficaram muito acima da média. Segundo o relatório, os termômetro­s registrara­m marcas acima da média ao longo de 11 meses do ano, incluindo o mês de setembro mais quente já observado.

 ?? REPRODUÇÃO ?? Os Alpes estão perdendo camadas do glaciar, geleiras que se formaram há mais de 30 mil anos
REPRODUÇÃO Os Alpes estão perdendo camadas do glaciar, geleiras que se formaram há mais de 30 mil anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil