Cui­da­dos com a pa­ne­la de pres­são

Di­cas pa­ra evi­tar aci­den­tes e pro­lon­gar o uso do uten­sí­lio

Cozinha da Vovó Palmirinha - - ÍNDICE -

To­do co­zi­nhei­ro de mão cheia tem que ter uma pa­ne­la de pres­são. Ela fa­ci­li­ta a vi­da de quem gos­ta de co­zi­nhar, ace­le­ran­do o pro­ces­so de co­zi­men­to de le­gu­mes e car­nes. Mas mes­mo as­sim, al­gu­mas pes­so­as ain­da têm re­ceio de usar es­se uten­sí­lio, se­ja por­que não sa­bem co­mo ma­nu­se­ar ou por­que já ou­vi­ram his­tó­ri­as de aci­den­tes com a pa­ne­la. Se vo­cê tam­bém tem dú­vi­das, ve­ja di­cas de co­mo cui­dar da ma­nu­ten­ção pa­ra pro­lon­gar a vi­da útil do uten­sí­lio e evi­tar pos­sí­veis aci­den­tes. Den­tro de al­gu­mas pa­ne­las exis­te uma mar­ca­ção, mos­tran­do o ní­vel má­xi­mo que vo­cê po­de pre­en­cher com ali­men­tos ou água. Es­sa mar­ca iden­ti­fi­ca que aque­le es­pa­ço é ne­ces­sá­rio pa­ra evi­tar que o ali­men­to, en­quan­to es­ti­ver sen­do co­zi­do e en­trar em ebu­li­ção, não obs­trua e en­tu­pa o ca­mi­nho de es­ca­pe da vál­vu­la. Ca­so sua pa­ne­la não te­nha es­sa mar­ca, pre­en­cha no má­xi­mo 2/3 da sua ca­pa­ci­da­de com ali­men­tos ou água.

Pa­ra evi­tar que a vál­vu­la fi­que en­tu­pi­da, la­ve-a sem­pre de­pois que uti­li­zar. Des­mon­te o pi­no e la­ve com água e sa­bão, de­sobs­truin­do com cui­da­do to­dos os ori­fí­ci­os. Não se es­que­ça de la­var o pi­no de se­gu­ran­ça que fi­ca fi­xo na tam­pa.

Co­me­ce o co­zi­men­to com o fo­go al­to. Quan­do o pi­no co­me­çar a sol­tar va­por e chi­ar, é si­nal de que a pres­são es­tá al­ta den­tro da pa­ne­la. Abai­xe o fo­go pa­ra o lí­qui­do não se­car mui­to rá­pi­do e pa­ra eco­no­mi­zar gás. A pres­são per­ma­ne­ce­rá al­ta den­tro da pa­ne­la.

A bor­ra­cha de ve­da­ção de­ve es­tar ma­cia e sem ra­nhu­ras. Se per­ce­ber que o va­por es­tá sain­do pe­las la­te­rais da pa­ne­la, on­de fi­ca a bor­ra­cha, ve­ri­fi­que o es­ta­do de­la, já que o va­por de­ve sair so­men­te pe­lo pi­no. A bor­ra­cha de­ve ser tro­ca­da a ca­da 3 me­ses.

De­pois que des­li­gar a pa­ne­la, aguar­de a pres­são sair na­tu­ral­men­te. Não for­ce a tam­pa pa­ra abrir, não er­ga o pi­no e não co­lo­que de­bai­xo da água, pois o ris­co de aci­den­tes com quei­ma­du­ra é gran­de.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.