Cuidando da Saúde

COMO PREPAR AS ERVAS

-

CHÁ:

Na utilização do chá, só use panela de aço inoxidável e cerâmica, para evitar radicais livres. Leve as sementes, cascas e talos ao fogo por algum tempo. No caso de folhas ou flores, procure deixar menos tempo.

INFUSÃO:

Derrame água fervente sobe a erva picada na panela, tampe e deixe esfriar por 10 minutos. No caso das folhas e flores, tome o mesmo cuidado que nos chás.

DECOCÇÃO:

Colocar as ervas em uma vasilha com água e levar ao fogo. Ferva durante 25 minutos. No caso de talos, raízes, madeira, cascas e caule, pique bastante e deixe durante a noite na água antes da decocção.

CATAPLASMA:

Amasse ou deixe secar a erva e depois faça uma pasta com água. No caso das ervas secas, transforme-as em pó e misture com água.

COMPRESSA:

É uma preparação de uso local (tópico) que atua pela penetração dos princípios ativos através da pele. Utilizam-se panos, chumaços de algodão ou gaze embebidos em infuso concentrad­o, decocto, sumo ou tintura da planta dissolvida em água. A compressa pode ser quente ou fria. Outra forma é molhar a ponta de uma toalha e colocar no local afetado, cobrindo com a outra ponta da toalha seca, para conservar o calor.

INALAÇÃO:

Pegue a infusão, ou chá e respire a fumaça exalada.

SUCO OU SUMO:

É o resultado da trituração da planta medicinal fresca em um liquidific­ador ou centrífuga. O pilão é mais usado para as partes pouco suculentas.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil