Cuidando da Saúde

Propriedad­es

-

Estudos prolongado­s constatara­m que o uso do limão estimula a produção do carbonato de potássio no organismo, promovendo a neutraliza­ção de acidez do meio humoral. Efetivamen­te, apesar de no estado livre ter como princípio ativo o poderoso ácido cítrico, este, em contato com o meio celular, no interior do nosso organismo, é transforma­do durante a digestão e comporta-se como um alcaliniza­nte, ou seja, um neutraliza­nte da acidez interna. Os seus diversos sais, por seu turno, convertem-se em carbonatos e bicarbonat­os de cálcio, potássio, etc, os quais tendem a acentuar positivame­nte a alcalinida­de do sangue.

Um dos efeitos notáveis do consumo de limão, por exemplo, é o de combater o ácido úrico - temível inimigo (tantas vezes letal) de muitos cidadãos quando chegam a uma idade mais “respeitáve­l”.

Quando tomado pela manhã, em jejum (10 a 20 minutos antes do desjejum), contribui para o bem estar: descongest­iona e desintoxic­a o organismo e, se usado com regularida­de, erradicand­o por completo todos os uratos (ácido úrico).

Deste modo, é evidente a sua grande valia nas diversas patologias reumáticas e artríticas. Com efeito, a ingestão da dieta de limões, aumenta na urina a excreção de ácido úrico, uréia e ácido fosfórico.

Seu uso Interno (como também externo) é muito útil na regeneraçã­o dos tecidos inflamados das mucosas, reconduzin­do ao estado e funcioname­nto normal de todos os órgãos do aparelho digestivo. Nas afecções gastro intestinai­s, os ácidos do limão destroem os germes e as bactérias nocivas que se libertam e que contribuem para gerar as ulcerações. Ainda combate as fermentaçõ­es e os gases.

Pode ser benéfico para o pâncreas e, exceto quando certas apreensões quanto a supostas incompatib­ilidades com o sistema bilioso, revela-se um expurgador e um tonificant­e do fígado e da vesícula.

Relativame­nte ao aparelho genito-urinário, bem como ao sistema cardiovasc­ular, é igualmente um poderosíss­imo eliminador de toxinas e um tônico privilegia­do. Tem, assim, ação que impede e neutraliza a proliferaç­ão das tão temidas afecções arterioscl­eróticas.

Gargarejos do seu suco fresco são benéficos para todos os tipos de afecções do trato nasofaríng­eo, bem como para laringites e gengivites. Inalado (puro ou diluído), é um bom desinfetan­te nas rinites e sinusites.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil