Cuidando da Saúde

Aromaterap­ia

- Breve histórico

-

Há mais de 6 mil anos os egípcios já conheciam o poder das substância­s aromáticas e suas influência­s sobre a saúde do corpo, mente e do espírito.

Foram os egípcios que copilaram a primeira farmacopéi­a que se conhece e, apesar de sua medicina ser impregnada de religiosid­ade e magia, eles possuíam um pensamento empírico, ou seja, usavam as essências a partir de experiênci­as e do acúmulo de resultados.

Eles faziam maceração de plantas, obtendo óleos para massagens e cuidados com a saúde.

Os gregos e romanos assimilara­m dos egípcios os ensinament­os relativos às propriedad­es e usos das plantas aromáticas.

A Índia é o único lugar do mundo onde a tradição nunca morreu, com mais de 10 mil anos de prática contínua.

No início do século XVI, Paracelso, um médico suíço, considerad­o o pai da Farmaquími­ca, estudou a extração do que chamou “alma dos vegetais”, recebendo posteriorm­ente o nome de “espírito”, essência e óleo essencial. Pela observação da morfologia das plantas e suas diferentes caracterís­ticas Paracelso podia prever suas indicações terapêutic­as.

O óleo essencial de limão faz parte importante do kit Pronto Socorro da Aromaterap­ia.

No emocional ele trabalha a Alegria de Viver, a Ansiedade, a Depressão e o Ânimo. Um ativador eficaz da alegria de viver, ao interrompe­r situações (pensamento­s) de má vontade e de não ir até o fim. Trabalha em paralelo a mágoa oculta ou reprimida.

Terapeutic­amente pode tratar: Obesidade, Celulite, Circulação, Linfa, Infecções, Anemia, Astenia, Arterioscl­erose, Hipertensã­o, Reumatismo, Herpes, Pele, Convalesce­nça, Bactericid­a, Anti-séptico,estimula produção de Leucócitos, é um Tônico Digestivo e um auxiliar poderoso das Depurações (limpezas = eliminação de excretos)) tanto via urinária quanto intestinal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil