Cuidando da Saúde

PRECISO TOMAR INSULINA! E AGORA?

- Por Saula Lima

O que todo mundo mais teme é o uso diário de insulina. A prin meçar a aplicar injeções em seu próprio corpo. Mas para manter o diabetes tipo 1 equilibrad­o não tem como escapar das aplicações.

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, que permite a entrada de glicose nas células e, assim, ela pode ser usada como energia.

Onde aplicar?

A professora Dra. Renata Maksoud, da Faque os lugares mais utilizados são: abdômen, braços, pernas, coxas e nádegas. Essa é a ordem de absorção. A doutora faz um alerta para as pessoas que aplicam de 2 a 3 vezes ao dia: deve fazer rodízio nos lugares aplicados, sorção da insulina e causam feridas na pele.

O jeito correto de se aplicar insulina é no tecido subcutâneo (camada de célula de gorduras), abaixo da pele. As agulhas utilizadas podem ter 4, 5, 6 ou 8 mm.

Escolha a agulha certa

Em adultos:

• Agulhas com 4, 5 ou 6 mm podem ser usadas por adultos obesos, não obesos e, geralmente, não requerem a realização de prega cutânea, especialme­nte para as agulhas de 4 mm

• Quando se usa agulhas curtas (4, 5 ou 6 mm), as aplicações são feitas em ângulo 90º. Caso a pessoa seja magra é necessário que faça uma prega cutânea para evitar injeção intramuscu­lar.

• Não há razão médica para usar agulhas mais longas do que 8 mm.

Em crianças e adolescent­es:

• As agulhas ideais são de 4, 5 ou 6 mm.

• Crianças e adolescent­es magros e aqueles que injetam em braços e pernas podem precisar fazer uma prega cutânea, especialme­nte quando são usadas agulhas de 5 ou 6 mm. Quando for usada uma agulha de 6 mm, a aplicação com ângulo de 45º pode ser realizada no lugar da prega cutânea.

• Para a maioria das crianças, exceto aquelas muito magras, uma agulha de 4 mm pode ser inserida a 90º sem necessidad­e de prega cutânea.

Como conservar

Guarde-as na geladeira, entre 2 e 8 graus. uma temperatur­a mais estável do que a temperatur­a da porta. Fique sempre atento ao prazo de validade do fabricante.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil