Cultura do Automóvel

Circuito de Itapeceric­a

A primeira corrida no Brasil, em 1908, mais parece um tour pela cidade

-

Foi em 26 de julho de 1908 que aconteceu a primeira corrida oficial de veículos no Brasil. Eu digo veículos porque participar­am da prova, além dos 16 automóveis inscritos, três motociclet­as, em um circuito com 70 km de extensão entre o Parque Antártica, na zona oeste da cidade de São Paulo, e o município paulista de Itapeceric­a.

Para quem conhece a cidade de São Paulo, acompanhar o percurso que os concorrent­es fizeram, há mais de um século, pode ser muito interessan­te, imaginando como eram as ruas e avenidas nessa época.

Partindo do Parque Antártica, na av. Antártica (atual avenida Francisco Matarazzo), os pilotos viraram à direita na rua Tabor (atual Cardoso de Almeida), à esquerda na Av. Municipal (atual Av. Doutor Arnaldo), e à direita na rua Cerqueira César (atual rua Teodoro Sampaio).

Lá embaixo, depois de um longo declive, chegaram ao Mercado dos Caipiras, onde atualmente existe o Largo da Batata, e atravessar­am a ponte existente sobre o rio Pinheiros, em direção ao município de Itapeceric­a, que muito tempo depois passou a chamar Itapeceric­a da Serra. Essa ponte metálica havia sido construída em 1865.

O retorno foi pelo município de Santo Amaro, hoje um bairro paulistano, percorrend­o o longo Caminho de Santo Amaro, do qual fazia parte a atual Av. Brigadeiro Luiz Antõnio. Subiram até a Av. Paulista, voltando à Av. Dr. Arnaldo, rua Cardoso de Almeida e, finalmente, a chegada no Parque Antártica.

O percurso foi realizado em 1h30m5s, com uma velocidade média de cerca de 50 km/h, com o primeiro concorrent­e cruzando a linha de chegada. O vencedor foi Sylvio Álvares Penteado, com um Fiat de 40 cv, chegando em segundo lugar, com uma diferença de 1m50s, Jorge Haentjens, do Rio de janeiro, com um Lorraine-dietrich de 60 cv.

Entre as três motociclet­as participan­tes, o primeiro lugar foi de Eduardo Nielsen, chegando 25 minutos depois do primeiro carro, seguido de Procópio Ferraz. O terceiro motociclis­ta, João Rosas, não completou a prova. Os três competiram com uma motociclet­a francesa chamada Griffon.

 ??  ?? Sylvio Álvares Penteado durante a prova, pilotando o seu Fiat de 40 cv. Ele completou o circuito com a velocidade média de 50 km/h
Sylvio Álvares Penteado durante a prova, pilotando o seu Fiat de 40 cv. Ele completou o circuito com a velocidade média de 50 km/h
 ??  ?? O Parque Antárctica em 1908, de propriedad­e da companhia de cerveja Antarctica. Em 1920, o parque foi adquirido pelo Palestra Itália
O Parque Antárctica em 1908, de propriedad­e da companhia de cerveja Antarctica. Em 1920, o parque foi adquirido pelo Palestra Itália
 ??  ?? O percurso de cerca de 75 km hoje pareceria um city-tour
O percurso de cerca de 75 km hoje pareceria um city-tour
 ??  ?? Santos Dumont, Sylvio Penteado, Prado Jr. e Armando Penteado
Santos Dumont, Sylvio Penteado, Prado Jr. e Armando Penteado
 ??  ?? Na chegada, o vencedor da prova, Sylvio Penteado, e seu Fiat
Na chegada, o vencedor da prova, Sylvio Penteado, e seu Fiat

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil