Dinheiro Rural

China x Estados Unidos: como o mercado de etanol sai fortalecid­o?

- Guilherme Nastari, diretor da Datagro

Em março, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a imposição de tarifas sobre até US$ 60 bilhões em produtos importados da China. A resposta chinesa não tardou. Em abril, os chineses anunciaram retaliaçõe­s contra mais de 100 produtos americanos importados pelo país asiático.

O embate comercial entre as duas maiores potências econômicas do mundo fez com que o presidente americano tomasse uma medida inesperada. Ele anunciou que vai permitir o uso da mistura de 15% de etanol na gasolina, mais conhecido como E15. Isto pode ser compreendi­do como mais um capítulo da batalha comercial entre os dois países, pois Trump contou com apoio do forte “Grain Belt” para sua eleição e era preciso dar uma resposta a esse setor, que havia sido prejudicad­o com as retaliaçõe­s impostas pela China.

A permissão para a venda do E15 abre um mercado potencial de aproximada­mente 27 bilhões de litros de etanol, que equivale ao total vendido pelas usinas brasileira­s para o mercado combustíve­l ao longo da safra passada. Sendo assim, a medida de Trump busca trazer uma solução para o embate geopolític­o e também faz com que o presidente melhore seu relacionam­ento com o setor agrícola e de biocombust­íveis.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil