Uma ali­an­ça de pro­te­ção

Dinheiro Rural - - PORTEIRA ABERTA - SHEI­LA GU­E­BA­RA, co­or­de­na­do­ra da Ali­an­ça

As in­dús­tri­as de saú­de e de nu­tri­ção ani­mal, além de en­ti­da­des do se­tor, cri­a­ram a Ali­an­ça da Pro­teí­na Ani­mal. A ideia é de­sen­vol­ver ações vi­san­do o uso ade­qua­do de an­ti­bió­ti­cos, em li­nha com o Pla­no de Ação Na­ci­o­nal pa­ra a Pre­ven­ção e Con­tro­le da Re­sis­tên­cia aos An­ti­mi­cro­bi­a­nos (PAN-BR Agro), do Ma­pa. A en­ge­nhei­ra am­bi­en­tal Shei­la Gu­e­ba­ra é a co­or­de­na­do­ra da no­va en­ti­da­de.

Por que o te­ma pre­ci­sa de uma ação con­jun­ta do se­tor?

Há cer­ca de um ano, di­ver­sas en­ti­da­des fo­ram con­vi­da­das pe­lo Ma­pa pa­ra dis­cu­tir o PAN-BR. Com a cri­a­ção des­sa ali­an­ça po­de­mos tra­ba­lhar de for­ma co­or­de­na­da pa­ra ga­ran­tir o ali­nha­men­to da ca­deia pro­du­ti­va de pro­teí­na ani­mal.

Quais os pon­tos prin­ci­pais des­sa ação?

Há seis prin­cí­pi­os bá­si­cos: pro­te­ger a saú­de e o bem-es­tar ani­mal em li­nha com a hu­ma­na; pro­mo­ver o uso ra­ci­o­nal e res­pon­sá­vel de an­ti­bió­ti­cos; in­cen­ti­var o de­sen­vol­vi­men­to de no­vos pro­du­tos e tec­no­lo­gi­as; pro­mo­ver a pre­ven­ção de do­en­ças e o mai­or aces­so a me­di­ca­men­tos, tec­no­lo­gi­as e co­nhe­ci­men­to; e au­men­tar a transparência e me­lho­rar a co­mu­ni­ca­ção, es­pe­ci­al­men­te com o con­su­mi­dor fi­nal.

Quais as ações já pre­vis­tas?

A pri­o­ri­da­de é o lan­çar o Sis­te­ma de Co­le­ta de In­for­ma­ções de An­ti­mi­cro­bi­a­nos (SCIA), cri­a­do pe­la Or­ga­ni­za­ção In­ter­na­ci­o­nal de Saú­de Ani­mal (OIE). O ob­je­ti­vo é ter um ban­co de da­dos na­ci­o­nal, com in­for­ma­ções com­ple­tas so­bre o uso de an­ti­mi­cro­bi­a­nos, nos mes­mos mol­des de paí­ses co­mo Di­na­mar­ca, Ho­lan­da e Es­ta­dos Uni­dos. Ou­tra ação é a es­tru­tu­ra­ção de um pro­gra­ma de lo­gís­ti­ca re­ver­sa de em­ba­la­gens de me­di­ca­men­tos ve­te­ri­ná­ri­os.

O mo­vi­men­to dis­põe de re­cur­sos?

As ações têm si­do cus­te­a­das pe­las ins­ti­tui­ções par­cei­ras. Nos pró­xi­mos me­ses de­ve ser de­fi­ni­do o mo­de­lo de go­ver­nan­ça e dis­cu­ti­das as di­re­tri­zes de ges­tão fi­nan­cei­ra da en­ti­da­de.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.