OS ME­LHO­RES DA PE­CUá­RIA

Dinheiro Rural - - METODOLOGIA -

Os prê­mi­os são di­vi­di­dos em Ge­né­ti­ca Ne­lo­re, Ge­né­ti­ca Re­ba­nho Na­ci­o­nal, Ga­do de Pro­du­ção, Con­fi­na­men­to, Mar­ca de Car­ne, Fa­zen­da Sus­ten­tá­vel, Ga­do Lei­tei­ro, Pro­du­ção de Aves, Pro­du­ção de Suí­nos e Lei­lões. A ca­da ano, a me­to­do­lo­gia pas­sa por re­vi­são, atu­a­li­za­ção e am­pli­a­ção, com o ob­je­ti­vo de ser ca­da vez mais téc­ni­ca. Nes­ta edi­ção, os DES­TA­QUES DA PE­CUÁ­RIA con­ta com a par­ce­ria do Ins­ti­tu­to Int­te­gra de Mé­tri­cas Agro­pe­cuá­ri­as, de An­to­nio Cha­ker, vi­san­do o apri­mo­ra­men­to dos da­dos co­le­ta­dos. Con­fi­ra no si­te di­nhei­ro­ru­ral.com. br to­dos os de­ta­lhes da me­to­do­lo­gia. Na sequên­cia es­tá um re­su­mo da ava­li­a­ção na qual os pro­du­to­res ru­rais fo­ram sub­me­ti­dos:

1 Ne­lo­re e Ge­né­ti­ca Re­ba­nho NA­CI­O­NAL

Par­ti­ci­pa­ram cri­a­do­res das ra­ças an­gus, bran­gus, brah­man, bra­ford, can­chim, ca­ra­cu, cha­ro­lês, gir, gu­ze­rá, he­re­ford, se­ne­pol, si­men­tal, sin­di e ta­ba­puã). Pro­gra­mas co­la­bo­ra­do­res: ANCP, Co­ne­xão Del­ta G, Del­ta Gen, Ge­ne­plus/ Em­bra­pa, Gensys, Qu­a­li­tas, Na­tu­ra, Ne­lo­re Ali­an­ça, Ne­lo­re de Pro­du­ção, Pam­pa Plus, PMGZ/ ABCZ, Pro­me­bo e Su­má­rio Si­men­tal. Foi so­li­ci­ta­do aos pro­gra­mas de me­lho­ra­men­to a in­di­ca­ção de cri­a­do­res lí­de­res de su­má­rio por ín­di­ce fi­nal ou pe­so ao so­bre­a­no (ca­so o pro­gra­ma não te­nha um ín­di­ce fi­nal). O cri­a­dor ti­nha ain­da que ser par­ti­ci­pan­te ati­vo no pro­gra­ma. Além dis­so, na ra­ça ne­lo­re o touro in­di­ca­do de­ve- ria pos­suir pe­lo me­nos 200 fi­lhos ava­li­a­dos em um mí­ni­mo de qua­tro re­ba­nhos. Pe­lo me­nos 10% dos fi­lhos de­ve­ri­am es­tar em ati­vi­da­de e, no mí­ni­mo, um de­les ter si­do ava­li­a­do nos úl­ti­mos dois anos. Pa­ra as de­mais ra­ças, pos­suir pe­lo me­nos 30 fi­lhos ava­li­a­dos em pe­lo me­nos dois re­ba­nhos. Pe­lo me­nos 10% dos fi­lhos pre­ci­sam es­tar em ati­vi­da­de e, no mí­ni­mo, um de­les de­ve ter si­do ava­li­a­do nos úl­ti­mos qua­tro anos. Uma ino­va­ção de 2018 foi a in­di­ca­ção, tam­bém, dos cri­a­do­res cu­jos tou­ros fo­ram lí­de­res e vi­ce lí­de­res CEIP dos pro­gra­mas re­gis­tra­do no Ma­pa e que tra­ba­lham com o cer­ti­fi­ca­do. Após as in­di­ca­ções, os cri­a­do­res res­pon­de­ram um ques­ti­o­ná­rio com 13 ques­tões re­la­ci­o­na­das ao de­sem­pe­nho ge­né­ti­co, tec­no­lo­gi­as de re­pro­du­ção e ges­tão da fa­zen­da.

CON­FI­NA­MEN­TO

A par­tir das in­di­ca­ções da As­so­ci­a­ção Na­ci­o­nal da Pe­cuá­ria In­ten­si­va (As­so­con) e das con­sul­to­ri­as Be­ef­tec, Nu­tri­be­ef e Sil­vei­ra foi en­vi­a­do um ques­ti­o­ná­rio com 18 ques­tões so­bre ins­ta­la­ções, in­di­ca­do­res pro­du­ti­vas, fi­nan­cei­ros, de ges­tão, meio am­bi­en­te, bem-es­tar ani­mal e cer­ti­fi­ca­ção.

3 GA­DO DE PRODUÇAO

A par­tir das in­di­ca­ções de em­pre­sas de nu­tri­ção, a pe­di­do da re­vis­ta, as se­guin­tes se ma­ni­fes­ta­ram: Agro­ce­res, Car­gill, DSM, Mat­su­da e Pre­mix. Foi en­vi­a­do ques­ti­o­ná­rio com 21 ques­tões aos in­di­ca­dos.

FA­ZEN­DA SUSTENTAVEL

A par­tir de in­di­ca­ções de or­ga­ni­za­ções que in­cen­ti­vam as prá­ti­cas sus­ten­tá­veis, co­mo Ali­an­ça da Ter­ra, Cer­ti­fi­ed Hu­ma­ne Bra­sil, BPA/Em­bra­pa, Gru­po Et­co/Unesp Ja­bo­ti­ca­bal, ICV e TNC, foi apli­ca­do ques­ti­o­ná­rio com 27 ques­tões di­vi­di­das nas áre­as de pes­so­as, meio am­bi­en­te, bem-es­tar ani­mal, in­di­ca­do­res pro­du­ti­vos e in­di­ca­do­res fi­nan­cei­ros.

LEI­TE

A par­tir da par­ce­ria com a Viva Lác­te­os, as in­di­ca­ções fo­ram fei­tas pe­las in­dús­tri­as de lác­te­os, co­mo Da­no­ne, Ca­tu­piry, Nes­tlé, La­ti­cí­ni­os Be­la Vis­ta, Em­ba­ré, Ita­lac, Fri­sia, Usi­na de La­ti­cí­ni­os Jus­sa­ra e Vi­gor. Foi en­vi­a­do ques­ti­o­ná­rio com 15 ques­tões pro­du­ti­vas.

Mar­cas de car­ne

Em­pre­sas con­vi­da­das ou in­di­ca­das por pes­qui­sa da edi­to­ra, que tra­ba­lham com mar­cas de car­ne no mer­ca­do bra­si­lei­ro, res­pon­de­ram ques­ti­o­ná­rio de 11 ques­tões so­bre vo­lu­me, ações de mar­ke­ting, área de atu­a­ção e in­cen­ti­vo ao pro­du­tor.

Suí­nos e Aves

As du­as no­vas ca­te­go­ri­as fo­ram ins­ti­tuí­das es­te ano, a par­tir da par­ce­ria com o Sin­dan e ABPA. Em­pre­sas li­ga­das às en­ti­da­des, co­mo Bo­eh­rin­ger In­ge­lheim, MCas­sab, MSD, Phi­bro, Ri­ve­li Ali­men­tos, Co­o­pe­ra­ti­va LAR e São Sal­va­dor Ali­men­tos fi­ze­ram in­di­ca­ções de pro­du­to­res pa­ra ca­dac­ca­te­go­ria. Em se­gui­da foi apli­ca­do ques­ti­o­ná­rio sim­pli­fi­ca­do com se­te ques­tões so­bre pro­du­ção e ges­tão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.