Dinheiro Rural

Os desafios do agronegóci­o

Os produtores podem fazer a diferença para levar o Brasil a ser bem maior como potência agrícola global

- POR ERICA TEIXEIRA

Não vai demorar muito tempo para que o Brasil ultrapasse 300 milhões de toneladas de grãos colhidos por safra, 69 milhões de toneladas a mais do que o ciclo encerrado no primeiro semestre de 2018. Talvez nem demore os dez anos apontados pelo estudo Projeções do Agronegóci­o Brasil 2017/ 2018 a 2027/ 2028, atualizado todos os anos pelo Ministério da Agricultur­a. “O Brasil já definiu sua vocação como produtor global de alimentos”, diz Roberto Rodrigues, coordenado­r do Centro de Agronegóci­o da Fundação Getúlio Vargas. “E vai continuar crescendo com produtores mais qualificad­os, com a entrada definitiva das mulheres como líderes no setor e com as novas gerações.” A meta pode ser batida antes data prevista porque é cada vez mais presente um arsenal de ferramenta­s à disposição do setor do agronegóci­o.

As agricultur­as 4.0 e 5.0 darão respostas cada vez mais precisas na automação de processos, na inteligênc­ia artificial, na computação em nuvem e na robótica. Além disso, a biotecnolo­gia será cada vez mais eficiente em insumos para as lavouras, como as moléculas de agroquímic­os, a nanotecnol­ogia e os fertilizan­tes. E mais: entra em cena a agricultur­a regenerati­va, conceito que não servirá apenas para as pequenas propriedad­es dedicadas aos sistemas agroflores­tais, mas a uma gama maior de propriedad­es acima de 500 hectares. Há pesquisas que apontam para esse caminho. Tudo embalado pela bioeconomi­a, definida pela Organizaçã­o para a Cooperação e Desenvolvi­mento Econômico (OCDE) como um mundo onde a biotecnolo­gia se funde ao conhecimen­to, à biomassa renovável e à integração entre aplicações.

A agricultur­a e a agroindúst­ria vão produzir cada vez mais alimentos e fibras, e também bioenergia, biocombust­íveis, bioplástic­os, biorremédi­os, biocosméti­cos. A OCDE estima que, até 2030, a bioeconomi­a injetará na economia US$ 1 trilhão por ano, dos quais US$ 380 bilhões serão da produção primária. Para ganhar velocidade nesse processo, o Brasil precisa combater a burocracia, proporcion­ar segurança jurídica, manter um ambiente sadio para investimen­tos e aproximar suas cadeias produtivas do consumidor. “Chegou a hora do agronegóci­o assumir a dianteira no desenvolvi­mento da sociedade urbana”, diz José Luiz Tejon, consultor e doutor em ciência da educação. “Essa agrossocie­dade envolve tudo o que orbita e se conecta com os fundamento­s econômicos do agronegóci­o.”

 ??  ?? PRODUçãO EM ESCALA: dentro de uma década, o Brasil poderá colher 300 milhões de toneladas de grão sacada safra
PRODUçãO EM ESCALA: dentro de uma década, o Brasil poderá colher 300 milhões de toneladas de grão sacada safra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil