Dinheiro Rural

BBQ Secrets

Como as redes sociais e as churrascad­as, que reúnem amantes de carne, ajudaram a marca BBQ Secrets a cair no gosto do consumidor

- • POR FLÁVIA TONIN

PÁG. 91

Oagrônomo Roberto Barcellos, 47 anos, já foi mais engomadinh­o, com barba feita e camisa bem alinhada. Hoje, o seu estilo é bem diferente. A barba farta está geralmente acompanhad­a de roupas com estampas xadrez, totalmente ao estilo sertanejo. Quem o segue em redes sociais, como o Instagram, onde ele tem cerca de 60 mil seguidores, percebe isso muito bem. A maior parte desse público é formado por “meat lovers”, ou, em inglês, amantes de carne.

Desde 2016, Barcellos têm usado as redes sociais para colocar de pé o seu projeto de marca de carne, a BBQ Secrets. Na empreitada, encontrou um parceiro de peso, o frigorífic­o Frigol, com sede em Lençóis Paulista (SP), dirigido pelo empresário Luciano Pascon. Para ganhar mercado, a BBQ Secrets tem sido apresentad­a ao consumidor que frequenta as churrascad­as, eventos que ocorrem em todo o País. A estratégia deu certo.

Hoje, Barcellos é uma persolnali­dade influente mundo das churrascad­as — o que ajudou a marca a ter cresciment­o vertiginos­o. De um ano para cá, a BBQ cresceu cerca de 400%, saltando de 20 toneladas comerciali­zadas por mês para quase 80 toneladas. Foi a solidez na construção de um conceito que garantiu à empresa o primeiro lugar na categoria Marca de Carne do prêmio AS MELHORES DA DINHEIRO RURAL 2018. Ele destaca que a experiênci­a in loco foi fundamenta­l para o negócio. “Percebi um mercado em mutação, quando comecei a presenciar, em churrascad­as, pessoas de fora do segmento da pecuária discutindo maturação, raça e sistema de produção enquanto se divertiam com a família e os amigos”, diz Barcellos. “Assim como há os que apreciam vinho, café e cerveja, também há os amantes da carne.” Para o Frigol, a marca BBQ Secrets tem se tornado um cartão de visitas. O frigorífic­o, que possui três unidades de abate, coloca no mercado 12 mil toneladas de carne por mês, das quais menos de 1% é comerciali­zado com a BBQ Secrets. Para Pascon, CEO da Frigol, o negócio, apesar de pequeno, vale a pena. “A BBQ é uma marca alinhada com a nossa filosofia de produzir mais e com qualidade”, afirma. São mais de 25 cortes, entre eles picanha, entrecot, bife de chorizo e ancho.

O pecuarista que adere ao protocolo BBQ Secrets recebe um bônus de 10%, em média, sobre o preço da arroba do boi gordo. Atualmente, há cerca de 20 fornecedor­es nos Estados de São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que entregam ao frigorífic­o 2 mil animais por mês. O programa não exige padrão racial, mas limita a idade, o sexo e o perfil de acabamento da carcaça. Para Barcellos, o desafio, agora, é levar a BBQ Secrets para todo o País. Hoje, a marca está em dez Estados, com destaque para o interior paulista.

 ??  ?? SABOR DE SUCESSO: em 1 ano, a marca de carne BBQ Secrets cresceu quase 400%. Agora, a meta é alcançar todo o Brasil
SABOR DE SUCESSO: em 1 ano, a marca de carne BBQ Secrets cresceu quase 400%. Agora, a meta é alcançar todo o Brasil
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil