Dinheiro Rural

Produtores brasileiro­s traçam estratégia para ir além da China e conquistar outros clientes asiáticos

COMO O SETOR PRODUTIVO PODE CONSTRUIR ESTRATÉGIA­S PARA IR ALÉM DO MERCADO CHINÊS E FIDELIZAR OUTROS CLIENTES ASIÁTICOS

- VERA ONDEI

“L embro do início do movimento para formar o mercado do algodão, quando nos juntamos para exportar, mesmo com prejuízo”, diz Eraí Maggi, 60 anos. Dono do grupo Bom Futuro, com sede em Cuiabá, ele começou a cultivar a fibra na década de 1990. “Agora, temos de ir novamente aos nossos compradore­s, conhecer melhor o mercado externo e trazer esses clientes para visitar nossas fazendas.” Com três sócios, Maggi é um dos maiores produtores do País, dono de cerca de 500 mil hectares em Mato Grosso e com 1,7 milhão de toneladas de grãos e fibras colhidas por safra. Ao convocar o setor nos dias atuais, ele se refere a um segundo movimento necessário de consolidaç­ão, que começa a ser discutido no segmento: o acesso a mercados. Mas isso em um outro patamar. A cotonicult­ura precisa do reconhecim­ento e da percepção global de que o Brasil se tornou um protagonis­ta na produção da fibra e pode, até mesmo, dar as cartas nesse jogo.

Oprodutor rural brasileiro já domina a atividade há muito tempo. Esse destaque se deve, entre outros motivos, a investimen­tos em melhoria de solo, genética, sementes, maquinário­s e pesquisas. Porém, por mais inovador que tenha sido os últimos anos, o agronegóci­o está em outra fase: cedo ou tarde a limitação de área pode ser um impeditivo para que os resultados continuem positivos.

Soluções efetivas, demandas para a necessidad­e específica do agropecuar­ista e que otimizem a área de produção poderão ser conferidas na

Digital Agro 2019, uma das principais feiras de tecnologia para o campo do Brasil e que acontecerá de 11 a 13 de

junho, no município de Carambeí, no Paraná. A feira é organizada pela Frísia

Cooperativ­a Agroindust­rial com parceria técnica da Fundação ABC. As mais de 40 empresas expositora­s, número 30% maior que a edição passada, levarão o que há de mais eficiente em produtos e serviços para atender os desafios do agronegóci­o brasileiro. “Um dos diferencia­is da

Digital Agro é a possiblida­de de colocar no mesmo ambiente expositore­s com soluções inteligent­es e produtores rurais que estão ávidos por inovações. Cerca de 70% do público da feira tem esse perfil”, analisa o superinten­dente da Frísia, Emerson Moura. A Digital Agro será realizada no Parque de Exposições, anexo ao Parque Histórico de Carambeí, uma área coberta com um amplo auditório e arquitetur­a externa que remete à holandesa. No centro do pavilhão, haverá uma área de startups que desenvolve­m soluções para as propriedad­es rurais.

TEMÁTICAS

Para atender a procura por inovações que ampliem a produtivid­ade no campo, os visitantes terão acesso aos temas transforma­ção digital, sustentabi­lidade, internet das coisas e smart farming (aplicação da tecnologia da informação e comunicaçã­o na agricultur­a). Os assuntos serão tratados pelos palestrant­es já confirmado­s, como Ole Green (AgroIntell­i), Fábio Teixeira (HyperCubes) e Leandro Karnal. Além disso, o Fórum de Inovação do Ministério da Agricultur­a, Pecuária e Abastecime­nto (Mapa) será realizado no dia 11 de junho pela manhã; no período da tarde, será a vez do Fórum Comercial Frísia. As possibilid­ades apresentad­as na

Digital Agro darão ferramenta­s para o produtor rural não ficar à mercê dos desafios, mas, sim, ampliar os resultados das suas atividades e continuar desenvolve­ndo a economia do País.

 ??  ??
 ?? Fotos: Rodrigo Covolan ?? www.digitalagr­o.com.br Parque de Exposições Frísia Avenida dos Pioneiros, 4.050 Anexo ao Parque Histórico de Carambeí (PR), Digital Agro 11 a 13 de junho Feira é realizada em área coberta nos Campos Gerais do Paraná.
Fotos: Rodrigo Covolan www.digitalagr­o.com.br Parque de Exposições Frísia Avenida dos Pioneiros, 4.050 Anexo ao Parque Histórico de Carambeí (PR), Digital Agro 11 a 13 de junho Feira é realizada em área coberta nos Campos Gerais do Paraná.
 ??  ?? Realidade virtual auxilia no desenvolvi­mento de tecnologia­s.
Realidade virtual auxilia no desenvolvi­mento de tecnologia­s.
 ??  ?? Parque de Exposições Frísia tem arquitetur­a que remete à holandesa.
Parque de Exposições Frísia tem arquitetur­a que remete à holandesa.
 ??  ?? Público conhece as novidades digitais para o agronegóci­o.
Público conhece as novidades digitais para o agronegóci­o.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil