Dinheiro Rural

Custos dos insumos na região Norte

MUNI LOURENÇO, Comissão Nacional da Região Norte da CNA

- POR FERNANDO BARBOSA

A Confederaç­ão da Agricultur­a e Pecuária do Brasil (CNA) apresentou à Conab o estudo Fronteira Norte, onde mostra que os custos de fertilizan­tes para a agropecuár­ia na Região tem uma média de R$ 2.557 por tonelada, 59,4% a mais do que a média em estados como a Bahia, Paraná e o Mato Grosso, onde a produção já está consolidad­a. Confira a entrevista com presidente da Comissão Nacional de Desenvolvi­mento da Região Norte da CNA, Muni Lourenço:

Qual a conclusão do estudo?

O custo dos insumos agropecuár­ios é muito alto na região Norte. No caso dos fertilizan­tes, esse impacto é ainda maior na comparação em lugares onde a pecuária já consolidad­a e vem impactando fortemente na produção rural local e prejudican­do produtores.

Qual o impacto sobre os produtores?

Isso dificulta na margem de lucro e na adoção de tecnologia­s tão necessária­s para o aumento de eficiência da atividade. Naquela Região, é algo imprescind­ível dadas as restrições ambientais do uso das áreas rurais.

Por que os custos são tão elevados na Região?

Os custos destes insumos decorrem principalm­ente da distância entre os principais fabricante­s e pecuarista­s. Muitas vezes os mercados locais têm pouca concorrênc­ia de fornecedor­es, o que favorece na alta nos preços.

Existe saída?

A nossa intenção é utilizar a expertise da Conab para que os produtores da região Norte possam acessar os insumos a custos menores por meio dos leilões e outros instrument­os disponívei­s. Dada a conjuntura da economia nacional, não consideram­os a hipótese de subsídio público.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil