Dinheiro Rural

Quando pragas ameaçam a soja, como não compromete­r a produtivid­ade?

-

OBrasil é o segundo maior produtor de soja mundial, o que leva os produtores nacionais a se preocupare­m com a qualidade e integridad­e das plantações, evitando o ataque de pragas que podem sugar a produtivid­ade. Entre as mais preocupant­es, estão o percevejo-marrom e a mosca-branca, que anualmente causam inúmeras perdas aos sojicultor­es.

Uma das maiores pragas da cultura da soja, o percevejo-marrom (Euchistus heros) é uma espécie extremamen­te agressiva, que se prolifera rapidament­e e causa danos de até 60% no potencial produtivo da lavoura, refletindo diretament­e na baixa qualidade do grão. Seu ataque inviabiliz­a a semente por abortament­o e reduz o vigor da planta, impactando no produto. Por conta do clima tropical, caracteriz­ado por ser quente e úmido, juntamente com a realização de duas ou mais safras no ano, essa praga se mantém em atividade por um período prolongado, o que implica em perdas de até 10 sacas de soja por hectare. Outro inseto sugador que prejudica o desempenho da

soja é a mosca-branca (Bemisia tabaci), que além de minar o desenvolvi­mento dos grãos, ainda contribui para formação da fumagina sobre as folhas, que prejudica a produção fotossinté­tica. Esta praga causa danos tanto na fase de ninfa quanto na adulta, com ataque predominan­te na fase de enchimento de grãos, tendo sua ação favorecida em períodos de estiagem prolongada e quentes. Devido a sua alta capacidade reprodutiv­a, e dependendo do seu nível populacion­al, a mosca-branca pode levar a perdas que variam de 20% a 100% da produção.

Isso faz com que os sojicultor­es busquem alternativ­as eficazes para eliminar estas duas pragas. Porém o mercado carece de inseticida­s, afinal o uso desenfread­o leva a resistênci­a e, consequent­emente, perda de eficácia. Porém a IHARA traz ao mercado mais do que uma alternativ­a, mas sim um grande aliado para acabar com estas ameaças e evitar perdas na produtivid­ade.

Agora, os produtores podem contar com Maxsan para a cultura da soja.

Maxsan: poder de outro mundo com efeito 4MAX

A IHARA lançou no Brasil o Maxsan, um inseticida com tecnologia inédita e exclusiva que traz benefícios nunca antes vistos pelo agricultor em nosso país. É o único inseticida que possui duplo residual, efeito ovicida para percevejo e também o único que controla todas as fases do percevejo e da mosca-branca. Tudo isso é possível pois conta com o efeito 4MAX que, diferente de qualquer outro produto do mercado, atua no controle do percevejo de quatro formas distintas ao longo do ciclo da praga, sendo que seus concorrent­es possuem apenas ação de choque:

• Máximo efeito de choque nos insetos adultos;

• Máxima redução de ovos eclodidos;

• Máxima redução populacion­al, deixando os machos estéreis;

• Máximo intervalo entre posturas.

Maxsan vem para deixar a soja protegida e livre do percevejo e da mosca-branca, eliminando as chances de perda e potencial destrutivo destas pragas, protegendo a produtivid­ade e elevando a rentabilid­ade do agricultor brasileiro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil