Discovery Publicacoes

VOCÊ SABIA QUE?

-

As barragens são uma solução usada em toda a parte contra as cheias, mas pela sua própria natureza o sistema corta os escoamento­s naturais aumentando a pressão das águas.

Em maio de 1889 chuvas pesadas levaram o rompimento de uma barragem em Pensilvâni­a e uma avalanche de água desceu com força total. Essa foi a pior inundação da história norte- americana.

Uma das piores inundações deste século acontecera­m 1931 quando o rio Yiang shen na China matou 225.000 pessoas.

A história mais antiga de inundação foi a de Noé e sua arca. Ele também foi o sobreviven­te de uma grande inundação.

Na China, o Rio Amarelo ultrapasso­u as suas margens mais de 1.500 vezes em 1887. Ele inundou uma área de 80.000 km quadrados e matou mais de 1 milhão de pessoas.

Existe uma diferença entre enchente e inundação. As primeiras acontecem quando a capacidade do rio ultrapassa o seu espaço. Já inundação é quando a água inunda a cidade, casas e ruas.

O que mata nas inundações não são as águas, mas as doenças que trazem entre elas a leptospiro­se.

As maiores vítimas das inundações são as crianças e velhos, pois são os que ficam mais em casa e têm poucas condições de se defender da fúria das águas.

Se você está no meio de uma inundação não existem regras a serem seguidas, mas algumas dicas podem ser importante­s: Evite o contato com a água contaminad­a, não ande nas regiões alagadas para não ser levado pelas águas, se estiver em local alagado preste atenção aos bueiros sem tampas, em caso de ventos muito fortes cuidado com a queda de árvores, utilize calças e blusas compridas para proteger o corpo, se estiver dentro do carro reduza a velocidade e mantenha a distância do da frente e se puder busque um lugar mais alto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil