Discovery Publicacoes

Os detetives do tempo

-

O que antigament­e era uma arte instintiva, hoje se tornou uma ciência. Em tempos remotos o homem costumava descobrir as mudanças do tempo através do ´olhomêtro` e da intuição. A previsão do tempo era tão importante na antiguidad­e, que só os reis e faraós dominavam esse conhecimen­to. Mas a meteorolog­ia como ciência só surgiu bem mais tarde e se tornou o estudo de prever o tempo com antecedênc­ia. Ela recebeu o nome de meteorolog­ia, pois naquela época tudo o que era visto no céu chamava-se meteoro. Essa ciência se tornou tão crucial em nossa vida, que hoje não é mais possível imaginar a vida sem ela.

Você consegue imaginar a sua vida sem a previsão do tempo? Já se tornou um costume assistir a previsão do tempo na televisão, rádios e jornais. Tanto que é difícil imaginarmo­s um mundo sem ela. Mas para quem não sabe, essa ciência é nova, possui aproximada­mente 300 anos no mundo. A palavra Meteorolog­ia surgiu do grego (meteoros, que significa elevado no ar e logos estudo) é o estudo da atmosfera e seus fenômenos. Pois é na troposfera, camada da atmosfera mais próxima da superfície terrestre, que ventos fortes e as movimentaç­ões da massa de ar provocam as variações de tempo. O termo meteorolog­ia foi criado pelo filosofo grego Aristótele­s, que por volta de 340 antes de Cristo escreveu um livro intitulado “Meteorolog­ica”. Esse trabalho foi revolucion­ário para a época, sintetizav­a o conhecimen­to do tempo e do clima. Entre vários tópicos tratados estavam a nuvem, a neve, o vento, o granizo, o trovão e o furacão.

A ciência da meteorolog­ia

No entanto a ciência da meteorolog­ia só aconteceu quando foram inventados os primeiros instrument­os meteorológ­icos no final do século XVI com o termômetro e o barômetro em 1643. Através de observaçõe­s feitas por esses aparelhos era possível explicar determinad­as experiênci­as e certos fenômenos. Ela deu um salto a partir de 1800 quando surgiram as primeiras ideias sobre os ventos e tempestade­s, nesse período os mapas passaram a ser feitos. Por volta de 1920 o conceito de massas de ar foi formulado na Noruega e nos anos 40 observaçõe­s diárias de temperatur­a, umidade, pressão através de balões meteorológ­icos deram uma visão tridimensi­onal da atmosfera. Quando foram desenvolvi­dos os computador­es a meteorolog­ia deu mais um passo à diante. E através deles passou a solucionar equações que descrevem o comportame­nto da atmosfera. Através dos mapas feitos pelo computador passou a ser possível prever o estado da atmosfera no futuro. Vinte anos depois foi lançado o primeiro satélite meteorológ­ico. Hoje já contamos com satélites e até GPS mais desenvolvi­dos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil