Discovery Publicacoes

Capítulo XIV

A estiagem

-

O terror da seca

Nenhum dos desastres causados por fenômenos naturais chega aos pés da seca. Em 1984, uma série de secas ocasionou a morte de mais de um milhão de pessoas na Etiópia e em junho de 2004 o mesmo número passou fome no Quênia. Os reflexos dela são terríveis. Dos animais, plantas e seres humanos nada resta na terra, pois esses seres dependem dela para a sua sobrevivên­cia. E o pior de tudo, ela trás a morte lentamente, demorada e sofrida. E por onde passa deixa a sua miséria, o chão ressecado, o mormaço do sol e a infertilid­ade do solo.

Podemos ficar um longo período sem chuva em qualquer local da face da terra. Basta que a chuva pare de cair por alguns dias e meses que começaremo­s a sentir seus prejuízos. E não pense que ela só aparece em países quentes, mas pode surgir em qualquer um. As fortes secas geralmente são causadas por longos períodos de tempo, quando o nível de chuva cai abaixo da média em uma determinad­a área. Outros fatores que podem contribuir com esse processo são os ventos fortes, altas temperatur­as e baixas umidades. O problema é agravado ainda mais pela falta de investimen­tos nas perfuraçõe­s de poços e construção de irrigação. A seca trás consigo a escassez de alimentos, bebidas e ela pode ser declarada em vários lugares em tempos diferentes, levando-se em conta as questões climáticas e temperatur­as. Na Grã- Bretanha só após 15 dias ela é declarada. Na Líbia após dois anos sem chuva.

A pior da história Como ela surge?

Os cientistas acreditam que ela surge de uma associação com as grandes tempestade­s de sol. No entanto é unanimidad­e em todos os lugares a quantidade de mortos que ela faz onde passa. A África é sem dúvida uma das regiões mais castigadas, milhões de pessoas morrem lá por causa da seca. Por isso lá não faltam rituais complexos para chamá-la de volta. No entanto não houve dança da chuva que pudesse evitar a grande seca no meio oeste americano da década de 30. O clima seco, sem chuva foi agravado pelas formas erradas de cultivo. Nesses dias terríveis o céu escureceu, os ventos levaram o cultivo e sufocaram animais e pessoas. E o solo perdeu tantos nutrientes que demorou várias gerações para voltar a ser o que era. E isso acontece com qualquer região que fique grandes períodos nesse estado, pois o solo perde água, fica quebradiço, seco e passa a não segurar mais a terra. E se já não bastasse tanta destruição, a seca trás os ventos ocasionais, que podem levantar enormes quantidade­s de areia, surgindo aí um outro fenômeno, o das tempestade­s de areias.

Quando a terra seca

Quando: 1984. Onde: Etiópia.

Saldo de mortos: Mais de um milhão.

Ela mata aos poucos, eliminam os animais, plantas, água, frutas e então nada resta ao homem. A não ser a morte.

Dos animais, plantas e seres humanos nada resta na terra, pois esses seres dependem da água para a sua sobrevivên­cia. A seca trás a morte lentamente, demorada e sofrida. E por onde passa deixa a sua miséria, o chão ressecado, o mormaço do sol e a infertilid­ade do solo. Em 1984, uma série de secas ocasionou a morte de mais de um milhão de pessoas na Etiópia e em junho de 2004 o mesmo número passou fome no Quênia por sua causa.

Antes disso em 1982 a Tanzânia perdia mais de 150 crianças por conta da falta de alimentos e água.

No Brasil a seca já é uma velha conhecida da região nordeste do país. Relatos apontam suas tragédias aqui já em 1583. Foram duas as grandes secas do século XVIII. Uma em Pernambuco, quando o governador ordenou que os fazendeiro­s locais levassem o seu gado para saciar a fome da população.

A outra bem pior, se estendeu de 1790 a 1793, nela cerca de um terço da população morreu. A seca continua sendo um sério problema e as várias medidas oficiais tomadas nos últimos anos não impediram que o número de flagelados durante a seca de 1970 atingisse os três milhões. Os reflexos dela são terríveis.

Em 1930 as cidades de Kansas e Colorado nos Estados Unidos viveram a maior seca de todos os tempos. E por conta dela, eles perderam suas plantações e com elas centenas de pessoas morreram. A reconstruç­ão das cidades demoraria uma geração.

A onda de calor mais fatal nos últimos anos nos Estados Unidos aconteceu em Chicago em julho de 1995, quando a temperatur­a flutuava em volta dos 38 graus. Na época 24 hospitais ficaram lotados e segundo os cientistas foram 739 mortos naquela semana.

Em março de 2001 o noroeste da China viveria um de seus piores dias de seca. Ela traria um mal ainda maior: a tempestade de areia. As fortes secas geralmente são causadas por longos períodos de tempo, quando o nível de chuva cai abaixo da média em uma determinad­a área.

Seca: Os cientistas acreditam que ela surge de uma associação com as grandes tempestade­s de sol. No entanto é unanimidad­e em todos os lugares a quantidade de mortos que ela faz onde passa. A África é sem dúvida uma das regiões mais castigadas, milhões de pessoas morrem lá por causa da seca.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil