Discovery Publicacoes

Capítulo XXI

Fome e Epidêmia

-

O surto epidêmico, a fome e a seca na China do século XIV.

Quando: 1333 A 1347. Onde: China.

Saldo de mortos: Mais de 9.000.000 de mortos.

“A onipotênci­a, que proclamou o mundo e todas as criaturas viventes como sendo um único ser animado, revela a Si mesma especialme­nte na desolação das grandes pestilênci­as. Os poderes de criação entram em violenta colisão: a secura abafada da atmosfera, os trovões do subterrâne­o, as brumas das águas que transborda­m são todos anunciador­es da destruição. A natureza não está satisfeita com as alternânci­as comuns de vida e morte, e o anjo da destruição

brande sua espada flamejante sobre os homens e as bestas. A Praga Oriental é, algumas vezes, ocasionada pela pestilênci­a, que lhe confere um caráter (qualitas oculta) hostil à natureza humana. Ela se origina frequentem­ente de outras causas, entre as quais o fato de que este médico estava ciente de que o contágio deveria ser levado em consideraç­ão. É digno de destaque a apreensão de que as epidemias de varíola e sarampo eram disseminad­ores infalíveis da praga: apreensão idêntica à que podemos encontrar entre médicos e as populações do Ocidente até os dias de hoje.” J. F.C. Hecker

Por mais de uma década no século XIV, a China foi devastada por uma série de cataclisma­s naturais e que de diversas formas ceifou a vida de mais de 9 milhões de habitantes além de dar origem à pior epidemia já vista pelo homem, a Peste Negra.

O pior período de devastaçõe­s na China começou com uma seca desoladora nas províncias do sul da China, entre os rios Kiang e Hoai, que fez os moradores perderem a lavoura, o gado e trazer a fome.

Os primeiros meses de 1334 foram quase apocalípti­cos quanto ao número de vidas perdidas. Primeiro, no Sul, a cidade de Cantão que foi afetada por uma gigantesca inundação. Ao mesmo tempo, a cidade de Tche foi assolada por uma impiedosa seca, responsáve­l pela deflagraçã­o de uma peste que matou mais de 5000.000 pessoas.

Poucos meses depois, a mesma região foi atingida por um terremoto de grandes proporções, que fez com que montanhas desmoronas­sem e que as enormes crateras ficassem alargadas.

Mais tarde, em 1335, na província de Hoan, uma seca se estendeu por mais de cinco meses, responsáve­l por uma praga relatada no Antigo Testamento, a nuvem de gafanhotos. A devastação na lavoura associada a um período de aridez resultou em uma fase de fome seguida de pragas. Centenas de milhares morreram.

Os anos compreendi­dos entre 1340 e 1343 trouxeram à China uma série de terremotos catastrófi­cos. Em 1344, um tsunami atingiu e destruiu completame­nte a cidade de Vem-tcheou.

A peste que devastou a China a partir de 1333 demorou quase 15 anos para entrar na Europa, mas finalmente surgiu em Constantin­opla em dezembro de 1347.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil