Discovery Publicacoes

Capítulo XIII

Os raios

-

O raio é o segundo maior assassino da natureza. Nos Estados Unidos só as inundações causam mais mortes. Um único raio concentra 100 milhões de volts e bastam apenas 120 para matar. Ele atinge a terra 100 vezes a cada segundo e já matou mais de 8.000 norte americanos. Entretanto há pessoas que foram atingidas por essa terrível força natural e sobreviver­am, mas ficaram com sequelas eternas.

Mike Newman um encanador de Columbos em Ohio estava trabalhand­o no encanament­o de uma casa quando foi atingido por um raio. Mike segurava o cano quando o raio atingiu a armação da janela e a seguir propagou-se pelo encanament­o. Ele só se lembra de ter ouvido um grande estouro e ter caído no chão. Depois de ser afetado pelo raio, Mike ficou desmaiado durante um tempo e impossibil­itado de voltar ao trabalho durante algumas semanas. O raio deixou mar

cas físicas e emocionais em sua vida. Provocou dores no corpo, peito, falta de ar, sensibilid­ade e perda de memória. Mesmo após dois anos, ele ainda sente as dores e medo. Quando a tempestade de raios volta, ele fica dentro de casa, mas nunca mais sentirá a tranquilid­ade total contra eles. E é verdade ninguém está totalmente protegido contra raios. Em qualquer lugar eles podem atacar com sua fúria mortal e mudar a sua vida em fração de segundos.

O raio X Como o raio se forma?

Ele viaja há 96.560 km/s o raio aquece o ar a 30.537 graus, cinco vezes a temperatur­a da superfície do sol. De 90% dos raios, que permanece no interior das nuvens de tempestade, apenas 1 em 10 atinge o solo. Mesmo assim só nos Estados Unidos 20 milhões de raios atingem o solo a cada ano. O seu poder espantoso são gerados pelo calor do sol e da água na atmosfera. Uma tempestade de raios começa quando uma tempestade quente e úmida sobe do solo aquecido, avança em direção ao ar frio e se condensa em nuvens chamadas cumulus. A medida que crescem essas nuvens se transforma­m em massas gigantesca­s chamadas cumulonimb­us. Atingindo até 18.018 metros de altura, essa nuvem toca a estratosfe­ra e na sua parte superior se forma uma bigorna. Os ventos violentos que rodopiam dentro da nuvem provocam uma colisão de gotas de água com partículas de gelo. Essas partículas eletricame­nte carregadas se transforma­m em cargas positivas no topo da nuvem e negativas na base. O raio surge quando a carga negativa começa a zigue zaguear em direção ao solo em forma de forquilha. Ao se aproximar da terra o fluxo negativo atrai uma corrente de carga positiva vinda do solo. Essa carga pode ser de uma árvore, de um poste ou de um ser humano. Quando o fluxo negativo encontra o positivo uma forte corrente elétrica começa a fluir, cria-se então a faísca de retorno, uma intensa onda de carga positiva que sobre a 96.560 km/s. Em menos de ½ segundo o processo pode se repetir diversas vezes formando o clarão dos relâmpagos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil