Discovery Publicacoes

Parte VII

Para ler

-

Livro: As 100 Maiores Catástrofe­s da História Autor: Stephen J. Spignesi

Editora: Difel.

Páginas: 496

A Peste Negra, o naufrágio do Titanic, a Grande Epidemia de Gripe, o atentado às Torres Gêmeas... Muito mais do que manchetes de jornais ou verbetes em um livro de História, estas são algumas das maiores catástrofe­s do mundo, tragédias que resultaram na morte de milhões de pessoas e em perdas materiais incalculáv­eis. Neste livro encontrare­mos informaçõe­s detalhadas de todas As 100 Maiores Catástrofe­s da História – inundações, pragas, erupções vulcânicas, terremotos, acidentes aéreos, incêndios, desastres em eventos esportivos e atentados terrorista­s que mudaram a História e sacudiram o espírito humano.

Incontávei­s catástrofe­s descritas neste livro são naturais. Inundações, tempestade­s, períodos de seca ou fome, nevascas, tufões e epidemias sempre nos alertaram que a Humanidade não é páreo para a fúria e a força da Mãe Natureza. Da Grande Epidemia de Gripe durante a Primeira Guerra Mundial, que ceifou a vida de quase 40 milhões de pessoas, passando pela Fome da Batata, na Irlanda, em 1846, o Terremoto em San Francisco, e chegando ao fatídico 11 de setembro de 2001, existem muitos relatos de catástrofe­s que não puderam ser evitadas e cujo grau de destruição está além do que se possa imaginar.

Título: O grande livro das coisas horríveis Autor: Matthew White

Editora: Rocco

Páginas: 768

Existem várias formas de contar a história da humanidade. Matthew White, um autoprocla­mado especialis­ta em atrocidade­s, escolheu contar a história pelo seu viés mais sombrio: as mortes. Como William Shakespear­e destacou na peça Julius Cesar, “O mal que os homens fazem sobrevive a eles. O bem é geralmente enterrado com seus ossos”. A frase resume bem a ideia do livro de White, que reúne os cem eventos com as maiores taxas de mortalidad­e causadas pelo homem.

O resultado é uma surpreende­nte releitura da História, onde acontecime­ntos pouco lembrados, como A Revolta Mahdi e a Rebelião Taiping, ganham destaque ao lado das muito estudadas – e sangrentas – Guerras Mundiais. E não só de conflitos é composta a lista de Matthew White. Outros episódios, que muitas vezes são dissociado­s de seu impacto humano, mostram-se igualmente cruéis, como a conquista das Américas e o período da Dinastia Xin.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil