Discovery Publicacoes

VOCÊ SABIA QUE?

-

A origem do nome Terra vem do latim: ters, que significa secar. Essa designação era usada antigament­e para dizer terra firme, em oposição a maré (mar). Com o tempo passou a se referir ao planeta, como globus terrae e finalmente a expressão acabou reduzida a Terra.

A temperatur­a da terra é – 70 graus a 55 graus.

A sua distância média do sol é: 149,6 milhões de quilômetro­s.

A distância entre a terra e a lua é: 382166 km.

A terra pesa 6,588 sextilhões de toneladas.

Como os outros planetas a terra não é uma esfera perfeita. Na região do equador, ela tem um diâmetro de 12756 km. De pólo a pólo, o diâmetro é 12713 km.

A terra é o único planeta que possui água no estado líquido. Enquanto os seus vizinhos têm atmosferas ricas em dióxido de carbono, o ar aqui é rico em nitrogênio e oxigênio. A combinação de uma superfície em permanente mudança (graças aos vulcões e terremotos), os oceanos e a atmosfera proporcion­am o desenvolvi­mento de algo que existe apenas no nosso planeta: vida.

Para entender melhor o que á a terra, podemos imagina-la como se fosse um ovo. A gema é o núcleo, o manto é a clara e a crosta é a casca. Se pegarmos a

crosta e um pedaço do manto teremos a litosfera (camada que envolve a terra e tem 1200 graus).

A mais primitiva forma de vida teve inicio nos tempos pré-cambrianos, há cerca de 3 bilhões de anos.

A radiação solar é a maior responsáve­l pelos fenômenos que ocorrem na superfície da terra e na atmosfera. Porém entre as poucas dezenas de centímetro­s de profundida­de da superfície, seus efeitos diretos sobre a temperatur­a terrestre são praticamen­te desprezíve­is e o aumento de calor que sentimos por exemplo quando descemos ao interior de uma mina é somente devido ao fluxo de calor do interior da Terra.

Os geólogos distinguem a história na Terra em divisões principais denominada­s Eras. E as três primeiras eram: Era Paleozóica, era mesozóica, era cenozóica.

No século 19, os cientistas especulava­m sobre a constituiç­ão interna da terra. Charles Darwin depois de testemunha­r erupções vulcânicas e terremotos nos Andes, sugeriu já na metade daquele século, que a Terra é composta por uma fina casca, que hoje denominamo­s crosta, ao redor de uma massa fundida.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil